Quando pensamos num seguro de recheio da casa, é natural que nos surjam algumas questões. Entre as principais estão, certamente, o que se entende como recheio e quais as coberturas que o mesmo engloba.
Recheio da habitação define a totalidade dos bens que estão no interior da mesma. E, contrariamente ao que se possa pensar, não falamos apenas de eletrodomésticos ou objetos de valor. Neste conceito estão também englobadas roupas, joias, objetos de decoração e mobiliário, entre outros.
Para poder assegurar esta proteção, pode contratar um seguro independente ou, como é mais habitual, subscrever esta cobertura adicional no seguro multirriscos habitação (que é obrigatório quando se compra casa com recurso a crédito). Assim, protege os seus bens em caso de furto, incêndio, desastres naturais e danos gerais nas infraestruturas.
A cobertura final associada a este seguro depende sempre da seguradora e da quantidade de variáveis que quiser ver protegidas. Por isso, é importante analisar as diferentes propostas e selecionar as que mais se adequem ao seu caso.
Primeiramente, deve calcular o valor do recheio da sua casa. Quer saber como? Então continue a ler e memorize os passos a seguir.
5 Passos para calcular o valor a incluir no seguro de recheio da casa
Ao optar por incluir no seguro multirriscos habitação a proteção do recheio da casa, o cálculo do valor dos bens é responsabilidade do cliente. Para fazê-lo com exatidão, recomendamos que siga estes passos:
1. Faça uma lista detalhada
Para começar este cálculo, é importante fazer um inventário minucioso do seu lar. Sugerimos que divida esta lista por secções, em que cada uma corresponde a uma divisão da casa. Posteriormente, tome nota por secção dos objetos que quer ver cobertos pelo seguro.
2. Tire fotografias e recolha faturas da generalidade dos itens
Para facilitar a análise por parte da seguradora, é importante que a esta lista que realizou associe fotografias dos diferentes bens. Paralelamente, é também recomendado associar cópias das faturas dos principais objetos.
3. Associe um valor a cada objeto
Após ter feito um levantamento completo do recheio da habitação, é altura de começar a associar um valor a cada item. Neste passo, é possível que verifique que alguns objetos já estão desvalorizados ou que não sabe concretamente o seu valor. Mas isso não é um problema. Basta pesquisar e colocar o preço que pagaria atualmente por um igual ou de características equivalentes.
4. Inclua uma secção para objetos especiais
Se a regra anterior é simples de aplicar no caso de mobílias, roupas e eletrodomésticos, alguns objetos são mais difíceis de catalogar. Nessa categoria, que se denomina como objetos especiais, incluem-se obras de arte, joias antigas e peças de decoração raras. Crie uma secção apenas para eles e junte fotos e descrição se necessário.
5. Aconselhe-se com avaliadores especialistas, se necessário
Se, após ter cumprido todos os passos anteriores, ainda lhe sobram dúvidas, deve aconselhar-se com profissionais especializados antes de entregar o inventário. Fale com um avaliador se achar necessário. Após isso, some a totalidade dos valores da sua lista e terá o valor final a segurar.
Cálculos rigorosos garantem soluções adequadas!
Quando calcula os valores a incluir no seguro do recheio da casa, é importante ser o mais exato possível. Isto porque se sobrevalorizar o preço dos bens, terá que pagar um prémio mais caro e pode não receber a totalidade do valor segurado. Em contrapartida, se fizer um cálculo muito abaixo do real, o valor que irá ser pago em caso de indemnização será inferior ao valor dos seus bens.
Não se esqueça de atualizar o valor do capital caso adquira novos bens (sobretudo se forem dispendiosos). Da mesma forma, é importante questionar a seguradora sobre a regra proporcional, que acontece quando o cálculo da indemnização é feito com base na relação entre o capital seguro e o custo de substituição.
Como vê, embora possa parecer simples, o seguro do recheio da casa tem algumas variáveis complexas. Se quer fazer uma escolha segura e que se adeque perfeitamente às suas necessidades, fale com a DS SEGUROS.
Somos uma marca líder, com uma equipa de mediadores especializados e protocolos com as principais seguradoras nacionais. Peça-nos uma simulação e aguarde o contacto do nosso agente para começar a delinear a solução personalizada de que precisa.
Add a Comment