seguro multirriscos

Seguro multirriscos: Coberturas que deve ter na sua apólice

Ao decidir avançar para a compra de casa, um dos aspetos fundamentais neste seu novo investimento é a escolha de um seguro multirriscos para a sua habitação. Desta forma, está a caminhar na direção certa para assegurar a segurança da sua família, a proteção do seu alojamento e a estabilidade financeira perante eventuais acidentes futuros.

Este tipo de seguro, normalmente, tem como base a cobertura contra incêndios e danos por água provocados na estrutura do edifício. Mas, acrescem complementos que pode incluir, ou que até já estão contemplados nas ofertas das diferentes seguradoras, e que garantem uma proteção ainda mais eficaz, tanto do imóvel como do recheio da casa.

Para garantir que na hora de escolher o seu seguro multirriscos, opta por uma solução ajustada, partilhamos consigo aqueles que devem ser os pontos a ter em conta no momento da decisão.

Por que é que o seguro multirriscos é tão importante?

Antes de tudo, importa reforçar que este seguro é obrigatório por lei quando falamos de propriedade horizontal. Deste modo, tem do seu lado a garantia de que, em caso de danos causados no imóvel e nas partes comuns do edifício, os arranjos serão suportados pelo seu seguro. Mas atenção! Ao contrário do que muitos podem pensar, o seguro multirriscos nem sempre contempla o chamado recheio da casa. Se o seu seguro multirriscos for contratado na instituição bancária que concede o crédito à habitação, na maioria das vezes, a apólice abrange apenas o imóvel.

Proteção do recheio da sua casa

Por vezes, por falta de informação, o segurado desconhece se o tipo de seguro contratado engloba apenas a estrutura do imóvel ou também o recheio da casa. Para evitar gastos e prejuízos que o possam apanhar desprevenido, tenha em conta esta questão antes de escolher a sua apólice.

Caso considere vantajoso, estenda o seguro multirriscos ao recheio da habitação, assegurando assim a proteção dos seus bens materiais, como móveis, vestuário, entre outros, de possíveis acidentes ou roubos. No entanto, saiba que o valor da sua apólice pode aumentar em função da inclusão do seguro do recheio da casa!

Com um seguro multirriscos recheio, em caso de danos, a seguradora vai reembolsá-lo mediante o capital segurado, pelo que é recomendável que atualize o montante a cada 4 ou 5 anos. 

6 Coberturas que o seguro multirriscos deve contemplar

Existe uma gama de opções que pode incluir no seu seguro para o tornar o mais abrangente possível e para que seja capaz de proteger tanto a estrutura da sua habitação, como o seu recheio.

1. Danos por água

Os prejuízos causados pela rede de distribuição de água e esgotos estão cobertos pela apólice da habitação. Atenção que, os problemas relacionados com a humidade, não fazem parte desta cobertura.

2. Incêndios:

Os danos provocados pelo fumo, calor ou fogo, que também podem ser originados por explosões ou pela queda de raios, constituem uma das principais garantias asseguradas.

3. Tempestades e inundações

As baixas condições climatéricas, como chuva e ventos fortes, podem causar grandes danos na sua casa e nos respetivos bens materiais. Tenha atenção às garantias da apólice que escolheu, uma vez que os prejuízos provocados em janelas e portões, por exemplo, na maioria dos casos, não estão abrangidos.

4. Fenómenos sísmicos

Na maioria das vezes, as próprias instituições de crédito exigem a cobertura de sismos na sua apólice, especialmente, nas zonas do país mais propensas a este tipo de fenómenos naturais.

5. Furtos

Tudo o que implique roubos e possíveis estragos de bens materiais pode envolver a indemnização por parte da seguradora. Esta cobertura é especialmente útil na proteção do recheio da sua casa.

6. Responsabilidade civil

Nestes casos, o seguro cobre danos provocados de forma involuntária a terceiros. Hoje em dia, existem apólices multirriscos que já incluem no preço base, seguros de responsabilidade civil, até para acidentes provocados por crianças e animais. Por exemplo, se um cão fugir de casa e provocar um acidente na estrada, a responsabilidade do acidente é do dono do cão. Mas, se o seguro multirrisco da casa tiver a cobertura de responsabilidade civil de animais domésticos, os prejuízos serão assumidos pela apólice até determinado capital. O mesmo acontece com crianças que causem algum problema em terceiros.

Como vê, existe um vasto leque de opções que lhe garante o nível de proteção que deseja e que se ajusta às suas necessidades e às características da sua casa. Para obter informação mais detalhada peça o apoio dos profissionais da DS SEGUROS que o vão ajudar a escolher a apólice de seguro multirriscos mais indicada para si.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.