seguro automóvel mais barato

Como encontrar um seguro automóvel mais barato?

Optar por um seguro automóvel mais barato tem prós e contras que devem ser minuciosamente analisados. Como em qualquer tipo de seguro, são vários os fatores que podem influenciar o valor final. Todos estes estão relacionados com as preferências do futuro tomador de seguro, assim como com a oferta da própria seguradora.

Se está à procura de um seguro automóvel, definir as suas necessidades e o que pretende deste produto deve ser o primeiro passo a tomar. Por exemplo: Que coberturas quer que sejam contempladas na apólice? Em caso de sinistro, qual a franquia que está disposto a pagar? A assistência em viagem é imprescindível para si?

Posteriormente a esta análise, deve partir para a pesquisa de mercado, perceber como pode poupar e encontrar o melhor seguro automóvel para o seu caso. No entanto, este pode ser um trabalho demorado e que exige algum conhecimento sobre a área.

Para o ajudar nesta tarefa, continue a ler este artigo. Descubra 5 fatores que podem influenciar o valor final do seu seguro e como pode encontrar uma solução mais barata.

5 Fatores importantes para encontrar um seguro automóvel mais barato

1. A sua experiência e idade contam na procura de um seguro

O risco é um elemento central de qualquer seguro, sendo chave para o cálculo do prémio. Assim sendo, tudo o que aumente o risco vai ter um impacto significativo no valor a pagar a cada mês. Neste caso, a experiência de condução e a idade do condutor vão contar muito.

  • Começando pela experiência em estrada, um condutor com carta há uma semana tem maior probabilidade de ter um acidente do que alguém experiente e que conduz diariamente. Com o passar dos anos, este risco vai diminuindo, tornando o seguro automóvel mais barato.
  • Já a idade pode ter pesos diferentes. Se o condutor ainda tiver 18 anos, a lógica seguida será a mesma de um recém-encartado. No entanto, nem sempre ter mais idade no cartão de cidadão ajuda. Se o condutor tiver 65, ou mais anos, o risco de acidente também é mais alto, já que pode ter certas limitações, como de visão ou tempo de reação.

2. Histórico de condutor

O seu histórico de condutor é um dos fatores mais importantes quando procura por um seguro automóvel mais barato. Este vai ser considerado aquando da avaliação, contando para o cálculo do risco.

O número de sinistros em que esteve envolvido e se estes foram da sua responsabilidade são alguns dos pontos incluídos que poderão inflacionar o prémio. Mas, por outro lado, se o seu histórico estiver limpo, pode vir a beneficiar do efeito contrário.

3. A zona onde reside

Sabia que as condições de trânsito da zona onde reside podem dificultar a procura de um seguro automóvel mais barato?

Pois é, se vive numa área urbana com mais trânsito e com maior sinistralidade rodoviária, prepare-se para ver o preço do prémio aumentar. No entanto, caso more numa zona rural, onde raramente se cruza com outro veículo, então a sua procura vai ser facilitada.

Novamente, a explicação é simples: se o risco de acidente for maior, a seguradora irá precaver-se e aumentar o valor da proposta que lhe entrega.  

4. O veículo que conduz

É fácil perceber que nem todos os carros valem o mesmo e que o valor da reparação após o sinistro pode ser diferente. Além disso, apesar de existir um tipo ou modelo de carro mais popular entre os portugueses, estão em circulação carros com diferentes tecnologias, peças e idades muito variadas.

Para resolver esta questão, por norma, as seguradoras fazem a conta pela cilindrada (para o seguro de responsabilidade civil) ou através do valor do veículo (para o seguro de danos próprios). Deste modo, o valor é definido de forma mais justa para ambas as partes.

5. O tipo de seguro que seleciona

Por último, mas não menos importante, temos o tipo de seguro que procura. Quanto mais completo, mais difícil será encontrar um seguro automóvel mais barato.

Existem diferentes “níveis” que variam mediante as coberturas contratadas. Por exemplo:

  1. Seguro de responsabilidade civil – É o seguro mais básico e é obrigatório por lei.
  2. Seguro com assistência e viagem – Esta é a cobertura mais escolhida, inclui o seguro de responsabilidade civil e a cobertura de assistência em viagem. Esta soma vai, naturalmente, aumentar o valor do prémio.
  3. O nível anterior com derivações ou adições. Ou seja, ao seguro automóvel simples são adicionados “extras”. Por exemplo, o capital coberto na responsabilidade civil aumenta ou à assistência em viagem adiciona-se a possibilidade de requerer um veículo de substituição.
  4. Seguro de danos próprios – Também denominado por “seguro contra todos os riscos”, tem exatamente esse significado. Por outras palavras, inclui o que está presente nos seguros dos níveis anteriores, mais coberturas para situações como choque, incêndio ou roubo. Claro que esta adição aumenta significativamente o valor final do seguro.

Procura um seguro automóvel mais barato e que se adapte às suas necessidades? Na DS SEGUROS oferecemos-lhe um acompanhamento especializado, ajudando-o a encontrar e a escolher a melhor solução para si!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.