dicas poupanca

Dicas de poupança: Saiba como gastar menos!

Boas dicas de poupança são sempre úteis para quem pretende engordar o seu mealheiro. No entanto, esta tarefa pode revelar-se desafiante. Aliás, às vezes basta sair de casa para começar a abrir a carteira…

O verbo “poupar” pode parecer um bicho de sete cabeças quando existem sempre contas a pagar, visitas ao supermercado para fazer ou consultas médicas para marcar. Mas, então, como é que se consegue amealhar algum dinheiro?

Pois bem, a melhor forma de poupar é gastar menos. Controlar o volume das suas despesas começa por identificar os culpados. Desta forma, sabe onde tem que diminuir os gastos, o que facilita a tarefa de poupar e até de criar um fundo para uma futura emergência ou para as férias com que sempre sonhou.

Quer ficar a saber mais sobre como aumentar a sua poupança? Continue a ler e descubra 5 formas eficazes para fazê-lo!

5 Dicas de poupança nas despesas familiares

1. Identifique as suas despesas mensais

Não vale a pena traçar objetivos de poupança se ainda não identificou as suas despesas mensais. Assim sendo, iniciamos a nossa lista de dicas de poupança, pedindo-lhe que avalie a sua situação atual. Perceber os gastos mensais, e a sua dimensão, ajuda-o a fazer uma análise precisa dos mesmos.

No momento de listar as suas despesas, organize-as por categorias e distinga entre despesas fixas e variáveis. Desta forma, identifica as áreas que exigem mais do seu rendimento e aquelas onde pode poupar mais.

2. Defina o seu objetivo mensal

Este é o momento de responder à questão: “Quanto quer poupar por mês?”. A definição de um objetivo vai ajudá-lo a manter-se focado e comprometido a longo prazo. Esta é uma das dicas de poupança mais importantes da lista e que vai fazer toda a diferença no seu futuro.

Uma dúvida comum é quanto é que deve poupar. Existem várias teorias sobre o assunto. Alguns especialistas sugerem que 10% do seu salário deve ser alocado às suas poupanças. Já a regra dos 50-30-20 aconselha que metade do seu salário seja direcionado para as despesas básicas, 30% para outros gastos e 20% sejam transferidos para a sua poupança mensal.

Apesar das teorias, o mais importante é que perceba a solução que melhor se ajusta ao seu caso. Ou seja, defina uma percentagem ou valor que seja confortável para a sua família, podendo adaptá-la conforme os meses.

3. Renegocie os seus contratos e compar

A opção de renovação automática dos contratos ativos, torna-nos a vida mais fácil e evita chatices. No entanto, pode também ser uma armadilha. Acabamos por não nos preocupar e continuamos a pagar, muitas vezes sem pensar que os mesmos podem já não responder às nossas necessidades.

Renegociar os seus contratos e comparar com a concorrência é a forma de resolver o problema apresentado. Esta dica de poupança pode ser aplicada a qualquer contrato.

Por exemplo, é provável que uma fatia significativa do seu rendimento esteja alocada a um serviço contratado a uma seguradora. Sendo assim, a melhor forma de poupar nos seguros é analisar que riscos cobrem, o que já não necessita e as ofertas presentes no mercado. Pode até optar por uma opção mais barata, como um seguro low cost. O importante é que, no fim, os serviços contratados façam sentido para si.

4. Faça pagamentos anuais

Quando assina um contrato, é comum ter várias opções de pagamento no que concerne à frequência: mensal, trimestral, semestral ou anual. Cada uma destas opções pode implicar um valor diferente. Por norma, quanto menos faseado o pagamento, menor é o valor final.

A nossa quarta dica de poupança é, portanto, optar por pagamentos anuais. Apesar do seu esforço imediato ser superior, acaba por compensar, já que não paga os “extras” da divisão do montante total. Por consequência, acaba por poupar alguns euros.

5. Opte por comprar online

A pandemia fez crescer as compras no digital. Não só devido à comodidade, mas também pelos preços mais competitivos. É comum existirem campanhas promocionais nas lojas online, saldos fora de época ou até descontos exclusivos. Além disso, não exige gastos de deslocações, já que as compras vão ter a sua casa.

Conseguir poupar, através do online, apenas exige que esteja atento e informado. No entanto, tenha atenção para que a mesma não tenha o efeito contrário e o faça consumir ainda mais.

Sabemos que poupar pode ser uma tarefa difícil. As despesas do mês podem ser imprevisíveis e o aumento dos preços não ajuda. No entanto, saber onde gasta o seu dinheiro, e em que percentagem, pode fazer toda a diferença.

Com o conhecimento vem o poder, tanto de poupar, como de melhorar os serviços a que tem acesso. Se procura ajuda para esta tarefa, saiba que na DS SEGUROS analisamos a sua carteira de seguros de forma gratuita, propondo-lhe as condições mais vantajosas. Não perca mais tempo e comece hoje mesmo a planear o seu futuro.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.