melhor seguro automóvel

3 Dicas para escolher o melhor seguro automóvel para si!

Para encontrar o melhor seguro automóvel para si, deve ponderar uma série de fatores. A solução que oferece melhor custo-benefício dependerá das suas necessidades e historial enquanto condutor/tomador de seguro, do valor do seu veículo, bem como de outras condicionantes. Independentemente do produto que escolher, este seguro é essencial para estar prevenido em caso de acidente.

Em Portugal, por lei, é obrigatório que qualquer veículo que circula na estrada esteja seguro. Existem duas categorias principais de seguro automóvel: o de responsabilidade civil automóvel (também designado “contra terceiros”), que é o mínimo obrigatório, e o seguro de danos próprios. Aos dois podem ser adicionadas coberturas extra.

Coloca-se então a dúvida: Por qual devo optar? Para o auxiliar, sugerimos que responda à questão: Quer apenas estar prevenido para possíveis danos que cause a terceiros ou quer uma solução que inclua o seu veículo e a si, enquanto condutor?

Sabemos que as diferentes opções existentes no mercado podem tornar a escolha complicada. É uma decisão que tem de ser tomada com informação e ponderação. Assim sendo, deixamos-lhe 3 dicas que o ajudarão a escolher o melhor seguro automóvel para si. Continue a ler o artigo e descubra a que deve estar atento!

1. Identifique as suas necessidades e as do seu veículo

O primeiro passo para escolher o melhor seguro automóvel para o seu caso é identificar aquilo de que necessita. Ou seja, compreender que opção é a melhor para o condutor e para o veículo. Mas como?

Por exemplo, se faz muitos quilómetros, talvez seja sensato pagar por uma boa assistência em viagem. Ou, então, se o seu veículo for novo, talvez um seguro de danos próprios seja o melhor. Em contrapartida, um seguro contra terceiros será suficiente se o seu carro for antigo e tiver um valor de mercado baixo.

O melhor seguro automóvel para um condutor pode não ser o melhor para outro, já que existem vários fatores a ter em consideração. Perceber o que precisa antes de começar a fazer simulações é um passo que não deve ser negligenciado.

2. Peça ajuda especializada

Apesar de parecer que o mercado de seguros está cheio de ofertas muito similares, para o olho bem treinado, essa não é a verdade. O apoio de um mediador de confiança faz toda a diferença no processo de tomada de decisão. Este irá guiá-lo na sua pesquisa, reunir as melhores simulações para o seu caso e ajudá-lo a chegar ao melhor seguro automóvel para si.

Seja um seguro automóvel, de saúde ou de vida, a DS SEGUROS está aqui para o ajudar. Trabalhamos no ramo dos seguros há mais de uma década, contando com parcerias com quase todas as seguradoras nacionais. Isto permite-nos encontrar rapidamente a melhor opção para o seu caso e até saber como poupar nos seguros que tem contratados.

3. Analise cada seguro: coberturas, prémios, franquias e exclusões

Após receber as diferentes simulações, é importante que as analise com atenção para descobrir o melhor seguro automóvel para o seu caso específico. Uma forma de o fazer é respondendo às seguintes questões:

  • O que é que o seguro cobre (coberturas)?
  • Qual é o seu valor anual (prémio)?
  • Que situações não estão previstas (exclusões)?
  • Em caso de acidente, quem cobre as reparações e/ou danos e até que valor (franquias)?
  • Compensa ter um seguro que cubra todos os custos (seguro de danos próprios) ou não (seguro de responsabilidade civil automóvel)?

Enquanto pensa nas respostas, tenha em mente o ano do seu veículo, quanto pagou pelo mesmo e a frequência da sua condução. Estes, além de o ajudarem a decidir o melhor seguro automóvel para si, têm influência no prémio anual. Normalmente, quanto mais alto for o valor do veículo, mais caras as reparações e o seguro associado. E quanto mais horas passar na estrada, mais provável será ter um acidente.

Para escolher o melhor seguro automóvel para si, pense nisto…

Além dos aspetos acima referidos, tenha também em atenção os seguintes pontos:

  • Os carros mais novos tendem a ter grande parte da carroçaria em vidro. Se for o seu caso, sugerimos contratar um seguro com cobertura contra quebra de vidros. Porém, antes de o fazer, verifique se os capitais propostos serão suficientes para uma possível reparação e quais são as exclusões existentes;
  • Na assistência em viagem, tenha a certeza de que o capital é suficiente para levar o carro até à oficina no próprio dia após um acidente. Poderá não compensar poupar 10€ ou 20€ no prémio anual e ter uma cobertura que só causa transtorno.
  • Saiba que as franquias (o valor que, em caso de acidente, fica a cargo do tomador do seguro) podem não funcionar a seu favor. Isto é, apesar de ser uma forma de poupar no prémio anual, se tiver vários acidentes e nunca ultrapassar o valor da franquia nas reparações, até que ponto estará a poupar?

As dicas que partilhamos dizem respeito a aspetos a que deve estar atento no momento de escolher o melhor seguro automóvel para si. Além destas, existem outras que podem ter um grande impacto para o tomador.

Quando escolher, saiba que o valor real de um seguro só é sentido quando algo de errado acontece. Assim sendo, que riscos está disposto a correr e quanto está disposto a pagar? Nós ajudamo-lo a responder a esta questão. Faça já a simulação do seu seguro automóvel e receba ajuda especializada!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.