seguro de vida

Seguro de Vida Habitação ou Previdência: Sabe a diferença?

É provável que já tenha ouvido falar do seguro de vida ou até mesmo tenha contratado um. No entanto, sabe em que casos é obrigatório, quando pode ser ativado ou quais as modalidades que existem?

O seguro de vida é cada vez mais valorizado por quem pretende viver com a garantia de assistência financeira, em caso de morte ou invalidez. Este produto pode assegurar a subsistência das famílias, perante os piores cenários, e, por isso, tem sido cada vez mais procurado pelos portugueses.

Existem diversas razões para contratar um seguro do ramo vida, seja porque planeia fazer um empréstimo ao banco para comprar um imóvel ou porque requer proteção extra para si e para os seus. Existem vários seguros importantes para uma família, este é um deles!

Continue a ler e descubra as coberturas existentes, assim como a resposta a três importantes questões sobre o seguro de vida.

Coberturas do seguro de vida: Morte, IAD ou IDPAC

O seguro de vida tem como cobertura base a morte do titular. Mas o cliente pode querer alargar a abrangência e contratar uma de duas modalidades complementares: Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) ou Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível (IDPAC) – antiga Invalidez Total e Permanente (ITP).

Como é evidente, quanto mais abrangente for a cobertura mais cara é a mensalidade, mas maior é a garantia de segurança perante um acidente.

Passamos a apresentar cada uma das soluções que cobrem o risco de invalidez:

  • No caso da IAD, prevê-se o pagamento do capital seguro, caso se verifique:
  • Grau de incapacidade igual ou superior a 85%;
  • Incapacidade total e definitiva para trabalhar;
  • Dependência de terceiros para realizar atividades básicas (alimentação, higiene, deslocação, etc.).
  • No caso da IDPAC, por ser mais abrangente, é mais cara para o segurado, porém oferece maiores garantias. O pagamento do capital seguro pode ser ativado perante:
  • Incapacidade a partir dos 60% ou 65%;
  • Impossibilidade de exercer a sua atividade profissional ou outra remunerada segundo as suas habilitações.

3 Dúvidas esclarecidas sobre Seguro de vida

1. Preciso mesmo de contratar um seguro de vida?

Depende. Como acontece com todos os tipos de seguro, só faz sentido se for benéfico e ajustado às suas necessidades.

Por exemplo, se solicitar um empréstimo bancário para comprar casa, normalmente é obrigado a contratar um seguro de vida – o chamado seguro de vida associado ao crédito à habitação.

Mas pode querer contratar um seguro de vida sem ter nenhum compromisso bancário. O chamado seguro de vida previdência. Este não é obrigatório e, normalmente, é ativado por quem:

  • Tem dependentes a seu cargo;
  • Exerce uma profissão ou cargo com algum risco;
  • Quer garantir o acesso a um capital extra em caso de infortúnio.

É evidente que ninguém quer pensar em cenários negativos, mas a verdade é que não estamos a salvo de sofrer um acidente que nos impossibilite de trabalhar.

Se vive apenas dos seus rendimentos atuais ou é o responsável por um negócio, pode fazer todo o sentido ter uma garantia de segurança e estabilidade. Pense nisso e pondere o risco de não ter um seguro destes na sua vida.

2. O seguro de vida associado ao Crédito Habitação é igual ao Seguro de vida Previdência?

Não, são duas modalidades diferentes.

3. O que distingue estas duas opções?

O seguro de vida associado ao crédito à habitação é feito quando existe a contratação de um empréstimo para a casa. Este é um requisito obrigatório para se conseguir o crédito, sendo que o seguro pode ser feito com a seguradora que o cliente selecionar. Acontece o mesmo no caso de outros créditos, como o pessoal.

Este tipo de seguro funciona como uma garantia para o banco de que, em caso de morte do titular do empréstimo, recebe a totalidade do montante em dívida. Sendo também uma salvaguarda para a família que, perante um cenário trágico, não tem que assumir as custas deste encargo.

O seguro de vida previdência não está associado a nenhum tipo de obrigação e permite que, em caso de morte ou invalidez, haja uma almofada financeira para a pessoa segura e para a sua família.

Garante um capital extra para despesas tão importantes, como a continuidade da educação e subsistência dos filhos ou tratamentos médicos.

Esta proteção é uma mais-valia para qualquer pessoa, sendo que deve também ser muito bem ponderada por profissionais que trabalhem por conta própria ou sejam donos de uma empresa.

O seguro de vida para empresários alcança uma importância maior uma vez que, em caso de infortúnio, esta solução pode garantir o capital necessário para dar continuidade ao negócio e manter a estabilidade financeira da família e trabalhadores a cargo.

Um seguro de vida é uma proteção financeira para o segurado e para os seus entes próximos, perante o pior dos cenários. Além disso, representa paz de espírito, segurança e tranquilidade para quem o contrata.

Está com dúvidas se deve contratar este tipo de seguro ou qual a melhor opção para si? Na DS SEGUROS temos uma equipa de especialistas pronta a apoiá-lo. Prestamos um acompanhamento próximo ao cliente, guiando-o até à solução que se adapta verdadeiramente às suas necessidades!

Faça já a sua simulação e perceba com que condições pode ter acesso ao seu seguro de vida associado ao crédito à habitação ou seguro de vida previdência.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.