seguro de vida

6 Questões importantes sobre seguro de vida

Um seguro de vida é uma proteção para si e para os seus. Apesar de ser um dos seguros mais importantes, nem todos os portugueses estão sensibilizados para o seu devido valor. Saiba que, para além de salvaguardar uma indeminização em caso de morte, provocada por doença ou acidente, o seguro de vida pode também contemplar situações de invalidez.

Por ser um assunto tão importante e que pode levantar dúvidas, respondemos a 5 questões importantes sobre seguro de vida. Continue a ler o artigo e fique a saber mais!

1. Porquê fazer um seguro de vida?

O principal motivo que leva uma pessoa a contratar um seguro de vida é o risco. Tópicos como a morte ou a invalidez não são temas muito apetecíveis, porém precisam de ser discutidos. A melhor forma de se proteger face a circunstâncias mais difíceis passa por prevenir, atempadamente, situações de maior fragilidade. Ao fazê-lo vai ganhar maior segurança, paz de espírito e tranquilidade.

O seguro de vida é um investimento na sua segurança financeira, que o protege, a si e à sua família, de situações inesperadas. Falamos, por exemplo, do diagnóstico de doenças graves ou até situações de invalidez, que implicam, obrigatoriamente, a perda de rendimentos, por não poder trabalhar, e ainda trazem consigo despesas inesperadas e substanciais! 

2. Como funciona o processo de contratação?

O processo de contratação de um seguro de vida é idêntico ao de qualquer outro. Ou seja, entra em vigor através da subscrição de uma apólice. É importante que saiba que a apólice inclui certos elementos-chave como, por exemplo: 

  • Prémio – Valor a pagar e a periodicidade destes pagamentos;
  • Cobertura(s) – Ocorrências previstas que a seguradora fica responsável por cobrir;
  • Exclusões – Eventos perante os quais o seguro não pode ser acionado;
  • Período de carência – Espaço temporal durante o qual a pessoa segura não pode usufruir dos benefícios, apesar de já estar a pagar o prémio.

Na apólice consta uma série de informações importantes, tais como: quem é o tomador do seguro, as condições gerais e especiais, os riscos excluídos, entre outros.

3. Quais as coberturas que posso incluir no seguro de vida?

As coberturas são um dos pontos basilares de um seguro. Se a proteção em caso de morte está assegurada à partida, o cliente pode escolher entre uma de duas opções que o protegem em caso de invalidez:

  • Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) – Quando a pessoa segura, devido a uma doença ou acidente, fica com uma invalidez que a obriga a depender de terceiros para as funções vitais, como movimentar-se, tratar da sua higiene, alimentar-se, etc;
  • Invalidez Total e Permanente (ITP) – Quando, devido a doença ou acidente, se registam as seguintes situações:
    • Incapacidade de trabalhar;
    • Ser provado, clinicamente, uma incapacidade funcional permanente de grau igual ou superior a, normalmente, 60% ou 65% (determinada pela tabela nacional de incapacidades em vigor na Segurança Social).

Em qualquer dos casos, convém que saiba que algumas doenças graves podem não acionar o seguro de vida, por não implicarem uma situação de invalidez como as anteriormente referidas.

4. Quais as exclusões?

Existem várias exclusões associadas a um seguro de vida, que diferem em seguros e seguradoras diferentes, e é importante que tome conhecimento de todas antes de assinar um contrato. Alguns exemplos são:

  • Suicídio;
  • Catástrofes naturais.
  • Consumo de álcool ou estupefacientes;
  • Acidente durante a prática de atividades perigosas;
  • Debilidades que não sejam consideradas totalmente incapacitantes;
  • Danos corporais causados dolosamente pelo próprio beneficiário do seguro.

5. Como é calculado o custo do seguro de vida?

O cálculo do prémio do seguro de vida depende de vários fatores. Além das coberturas desejadas, também pesa a idade da pessoa, o historial clínico e os seus hábitos. Tudo o que aumente o risco de morte vai pesar no valor mensal do seguro.

Uma das fontes de informação mais importantes para este cálculo e que as seguradoras solicitam ao candidato é o questionário médico, composto por uma lista de questões de fácil resposta. Caso seja necessária mais informação (ou exames), a seguradora informa-o. 

Apesar da sua simplicidade, o questionário deve ser preenchido com atenção e cuidado, pois garante a comunicação de informação importante sobre o estado de saúde do segurado. Responda sempre com a máxima veracidade já que, se a informação for incorreta e ou voluntariamente omissa, em caso de sinistro, a apólice é considerada nula e a seguradora não assume a responsabilidade de pagar a indemnização.

6.  Como escolher o seguro de vida mais adequado?

Para escolher o seguro de vida mais vantajoso, é importante compreender que o custo não é o único elemento a pesar nesta equação. No momento da decisão deve ter em conta, não só, o impacto do prémio no seu orçamento, mas também de que a opção mais barata, ao protegê-lo menos, pode sair mais cara.

Como o objetivo deste investimento é protegê-lo em caso de imprevisto futuro, deve evitar cortar coberturas, pois a subtração pode acabar por não lhe compensar!

O seguro de vida é uma garantia para o seu futuro e um escudo para si e para quem mais ama. Na DS SEGUROS pode contar com o acompanhamento próximo e o apoio certo para descobrir a melhor opção para si. A nossa parceria com quase todas as seguradoras presentes a nível nacional permite-nos ter uma oferta ampla e diversificada. Descubra já o seguro mais indicado para si!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.