seguros low cost

Seguros low cost são uma opção para quem quer poupar?

Os seguros low cost foram concebidos para ajudar as famílias a economizar. Tratam-se de produtos cujas coberturas abrangem apenas o essencial e têm limites de capital mais baixos.

Muitas pessoas questionam-se se estes seguros com um custo reduzido são uma boa opção para se manterem protegidas. Antes de tomar uma decisão, cada particular ou empresa deve pesar as vantagens e desvantagens e optar com base naquilo que são as suas necessidades e ambições.

Vantagens dos seguros low cost

Preço baixo

Os seguros de baixo custo existem em muitas seguradoras, pelo que o mercado concorrencial acaba por gerar vantagens para os clientes. Para se destacaram dos restantes players no mercado, as companhias têm vindo a baixar os preços dos produtos que comercializam e a promover campanhas apelativas para o consumidor. Fazem-no, por norma, à custa de uma redução nas coberturas e no capital seguro.

Flexibilidade

A contratação dos seguros low cost é, geralmente, feita por módulos e o segurado pode escolher apenas as coberturas que lhe interessam. Não é obrigado a contratar um pacote de coberturas que não fazem sentido para si e pagar mais por isso.

Comodidade do serviço

A adesão a estes produtos pode, em muitas seguradoras, ser feita via online ou por telefone. Todas as operações necessárias encontram-se disponíveis, de forma rápida e intuitiva, na área de cliente. Evitam-se, assim, custos e perdas de tempo em deslocações às agências. Note-se, a este respeito, que algumas seguradoras low cost não dispõe de espaços físicos, pelo que o contacto com os clientes é feito apenas remotamente.

Diversidade

No mercado dos seguros low cost, há uma maior variedade de modalidades e casos muito específicos de coberturas. Tomemos como exemplo um seguro automóvel em que existe uma apólice só para mulheres, para condutores com idade superior a 60 anos ou para clientes que nunca tiveram um acidente.

Ofertas especiais

A forte concorrência entre companhias de seguros motiva os descontos e ofertas de bens materiais e outras regalias. Vouchers para hotéis, brindes, vales de desconto em combustível e períodos de seguro grátis são alguns exemplos que podemos encontrar no mercado.

Como avaliar se os seguros low cost são uma boa opção?

Para saber se contratar um seguro low cost traz vantagens ou não, é preciso definir o grau de risco que se pretende segurar e perceber se as coberturas de determinada oferta preenchem essa necessidade.

A tendência de muitos clientes é analisar o valor que se vai poupar no final do mês ou ano. Mas será isso suficiente?

Ainda que o valor dos prémios seja mais baixo, a relação qualidade/preço dos seguros low cost pode sair prejudicada. Quando definir o que pretende para o seu seguro, compare preços e faça simulações para obter as cotações adequadas à sua situação.

Um prémio mais baixo compensa a redução nas coberturas?

A versão low cost de um seguro automóvel, por exemplo, tem um pacote que abrange a cobertura básica exigida por lei: responsabilidade civil, proteção jurídica, acidentes pessoais e assistência em viagem. Contudo, poderá ter menos benefícios no que toca a veículo de substituição, por exemplo. Portanto, se esta for uma condição importante para si, deve avaliar se o seguro low cost compensa o gasto que eventualmente possa ter no aluguer de um automóvel.

Os seguros de saúde low cost garantem o acesso básico aos cuidados de saúde privados. Em geral, os produtos deste tipo incluem módulos como o internamento/hospitalização, assistência ambulatória, medicina dentária e exames. Porém, é natural que não tenham cobertura para ótica ou partos, por exemplo. Além disso, deve atentar na dimensão e qualidade da rede de prestadores.

Estes são apenas dois exemplos que comprovam que a contratação de um seguro não deve ser feita sem uma análise ponderada dos custos e benefícios, caso a caso. O que é imperativo para uma família pode ser supérfluo para outra e, portanto, dispensável. E note-se que, quanto mais coberturas estiverem abrangidas pela apólice, mais caro tende a ser o prémio anual.

As companhias de seguros low cost são confiáveis?

A garantia de solidez financeira das companhias de seguros é avaliada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Esta entidade regula e supervisiona a atividade das seguradoras, para garantir a proteção dos tomadores de seguros, dos segurados, dos participantes e beneficiários.

A este respeito, não têm sido relatados problemas entre as empresas que atuam neste ramo em Portugal, pelo que se considera que todas as seguradoras autorizadas a operar são confiáveis.

Os seguros low cost são uma aposta de muitas companhias para conquistarem clientes. Ainda assim, na hora de contratar, o cliente deve perceber se, apesar de mais barato, o seguro é o mais indicado para as suas necessidades.

Pensa contratar um seguro e pretende saber mais sobre as opções que deve considerar? A DS SEGUROS ajuda-o. Visite o site para obter todas as informações de que necessita.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.