Ao longo da vida, podem surgir algumas situações que nos façam ter a necessidade de transferir o seguro automóvel.
Em determinados casos é possível fazer a transferência do seguro automóvel durante o período de vigência do contrato, mas não em todas.
Neste artigo, fornecemos todas as informações sobre as particularidades destas mudanças, para que tenha uma experiência o mais metódica possível.
Posso transferir o seguro automóvel para outro carro?
Na troca de carro é possível fazer a transferência do seguro automóvel do veículo antigo para o novo, mesmo que o contrato do carro antigo não tenha terminado.
Neste caso, deve informar a seguradora da alteração da viatura segura, para que seja atualizado o seguro e as suas coberturas, o que poderá gerar uma atualização no prémio a pagar.
No caso de venda do veículo, se não pretender passar esse seguro para outra viatura, poderá solicitar à seguradora o estorno do prémio correspondente ao período não decorrido da anuidade já paga.
Como transfiro o seguro automóvel para outro carro?
Para transferir o seguro para outro automóvel de modo simplificado, basta seguir os passos:
- Contactar o seu agente de seguros.
- Comunicar-lhe da intenção e detalhes da operação de compra/venda/troca de automóvel.
- Integrar, caso deseje, mais coberturas para proteção do seu veículo.
Sugestão de leitura: 3 Dicas para escolher o melhor seguro automóvel para si!
Posso transferir o seguro automóvel para outra seguradora?
Por regra essa alteração não é possível. Explicando melhor, um seguro auto com o prémio pago até ao final da anuidade, está em vigor e as únicas possibilidades de um cliente poder resolver esse contrato antes do término do mesmo, de forma à seguradora restituir a parte do prémio pago sobre o prazo ainda não decorrido, são:
- Venda do carro.
- Perda total do veículo, por acidente ou roubo.
Assim não existe a transferência para outra seguradora. O que pode acontecer é, primeiro, cancelar o contrato do seguro existente e, a seguir, realizar um novo contrato com a seguradora desejada. Mas, como a seguradora anterior não terá de devolver a parte do prémio pago pelo prazo não decorrido, com exceção das duas situações acima, não faz sentido cancelar um seguro auto já pago para fazer outro.
O que faço se quiser mudar de seguradora a meio do contrato?
A meio do contrato não é possível. O aconselhado é esperar que o contrato esteja perto da data de término. Por volta desse período, simule seguros para ver se há vantagens ou conveniências em cancelar a renovação e realizar um contrato com uma seguradora que ofereça coberturas e/ou preços mais competitivos.
Como transfiro o seguro automóvel para outra pessoa?
Decorridas 24 horas da venda ou troca do veículo, o seguro automóvel, vence. Dito isto, a operação deixa de ser possível.
O novo proprietário tem a obrigação de contactar a seguradora e fazer um novo contrato de seguro ou transferir o seguro automóvel do seu veículo antigo para o novo.
Já o vendedor do veículo tem o dever de comunicar à seguradora o processo de venda do automóvel, para que receba o estorno. Esta ação permite ao novo proprietário fazer a contratação de uma outra apólice de seguro e circular legalmente com o seu novo veículo.
Na transferência de seguro automóvel, havendo um aumento dos custos, é normal haver o desejo de uma redução nas despesas mensais. Na DS SEGUROS, a nossa equipa de especialistas está sempre disposta para elaborar uma análise totalmente gratuita à sua carteira de seguros, garantindo que tem as coberturas e os preços mais competitivos do mercado.
Visite o nosso site e reveja já as suas condições para começar a ter as coberturas mais vantajosas e poupar nos seguros: tudo ao mesmo tempo!
Add a Comment