seguro automóvel coberturas

Seguro automóvel: Conhece todas as coberturas?

Quando está a contratar um seguro automóvel deve ter especial atenção às coberturas que o produto oferece. Isto dá-lhe maior confiança e permite-lhe saber em que situações pode acionar a sua apólice.

Por vezes, optar pela solução mais barata pode sair caro, pelo que deve analisar bem todas as ofertas e se necessário pedir ajuda a um mediador de seguros. Para que saiba o que pode contratar, elaboramos uma listagem com as coberturas mais comuns.

O que são as coberturas do seguro automóvel?

Entendemos por cobertura tudo o que o seguro abrange e que, em caso de acidente, está coberto pelo prémio pago. Dependendo do que está incluído, e se existe ou não um valor de franquia, o prémio cobrado varia.

Que coberturas existem?

Quando falamos em cobertura do seguro automóvel existem duas que se destacam por serem as mais comuns:

  • Seguro contra terceiros: Esta é a única cobertura obrigatória por lei. Todos os carros têm que ter esta apólice para poderem circular na estrada. Também chamado de seguro de responsabilidade civil, assegura prejuízos materiais e pessoais a terceiros. Além disso, cobre os danos provocados a passageiros.
  • Seguro danos próprios: Também conhecido como “seguro contra todos os riscos”, cobre também os danos ocorridos no próprio veículo, embora com várias exceções e exclusões. Por exemplo, se o sinistro for provocado ou o condutor tiver uma taxa de álcool acima do permitido por lei, entre outras situações.

Qualquer um destes seguros pode ser reforçado para tornar-se mais completo. Em seguida, vamos indicar algumas das coberturas que pode acrescentar ao seu seguro do carro.

Quais as principais coberturas que pode incluir no seu seguro?

No caso do seguro automóvel contra terceiros, o mais básico, existe um conjunto de coberturas que pode querer acrescentar. Isto aumenta o seu nível de proteção. São eles:

  • Assistência em viagem para automóvel e pessoas: esta é uma cobertura que já costuma vir incluída em quase todos os seguros (no entanto, é importante confirmar junto da sua seguradora). Permite usufruir de apoio em situações de acidente ou avaria que implique a chamada de reboque. A assistência em viagem pode ser acionada na maioria dos países da Europa e cobre o repatriamento, bem como parte das despesas médicas.
  • Proteção jurídica: esta é uma opção que deve incluir no seu seguro, porque vai colocar sobre a seguradora o ónus de custos com advogados e processos em caso de litígio. Confira qual o valor que está coberto pelo seguro e se pode escolher o seu representante legal.
  • Privação temporário de uso: esta é uma opção que deve ser considerada por pessoas que precisam do automóvel pessoal para exercerem a sua atividade profissional. Dessa forma, caso seja forçado a parar de trabalhar por avaria da viatura, o seguro vai compensar os prejuízos por falta ao trabalho.
  • Quebra isolada de vidros: andar na estrada pode apresentar riscos imprevisíveis, como o para-brisas danificado por gravilha ou outros objetos. Se tiver a cobertura de quebra de vidros no seu seguro automóvel tem garantida a substituição do mesmo.
  • Outras coberturas: por fim, existem algumas opções que fazem parte do seguro contra todos os riscos e que podem ser incluídos na opção contra terceiros tornando-a mais completa. São elas:
    • Choque, colisão ou capotamento;
    • Incêndio ou explosão;
    • Assalto ou roubo;
    • Vandalismo;
    • Fenómenos de natureza.

DS SEGUROS: Ajudamos a encontrar o seu seguro automóvel

Precisa de ajuda para encontrar o seguro automóvel certo para si? Na DS SEGUROS garantimos aconselhamento especializado para que possa fazer uma escolha adaptada às suas necessidades. Faça a simulação do seu seguro e conte com o acompanhamento de um dos nossos mediadores.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.