empreendedores de sucesso

Quer ser um empreendedor de sucesso? Siga estes exemplos!

Os empreendedores de sucesso possuem um leque de características que os diferenciam. Apesar de variarem de pessoa para pessoa, existem particularidades transversais que, por norma, todos apresentam.

Recorda-se dos primeiros passos de Bill Gates, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg? São apenas alguns dos belos exemplos nos quais se poderá inspirar. Aproveite para conhecer alguns dos seus atributos e compreenda como poderá atuar para se tornar igualmente um caso de sucesso.

8 Características dos empreendedores de sucesso

1. Resiliência

O surgimento de obstáculos é uma constante na vida de um empreendedor. A tentativa e o erro são partes indispensáveis para alcançarmos o sucesso e, também, algo que se repetirá com frequência.

Aquando do aparecimento de situações adversas, deverá agir com calma e racionalidade, tendo bem presente o motivo que o levou a avançar para o seu próprio negócio. Em alturas de dificuldade, não vire as costas à luta: seja determinado, persistente e focado nos seus resultados.

2. Uma visão 360°

Um empreendedor deverá possuir uma visão holística da área de negócio em que opera, conhecendo com profundidade a sua concorrência e projetando tendências. Esta postura proativa perante o mercado permitir-lhe-á a contratação dos melhores recursos e a apresentação dos melhores outputs.

3. Capacidade de liderança

A capacidade de liderança é uma das particularidades mais relevantes na vida de um empreendedor. Enquanto responsável máximo pelo negócio, este possui a obrigatoriedade de orientar o seu corpo de colaboradores, motivando-os diariamente para a prossecução dos objetivos da empresa.

O empreendedor deverá também concretizar ideias de negócio, transitando do campo do planeamento para o da execução, medindo resultados.

4. Atitude positiva

O percurso de um empreendedor é, inevitavelmente, feito de altos e baixos. Num período menos positivo, este deverá avaliar de forma incisiva os acontecimentos, estabelecer planos de contingência e preparar-se adequadamente para tomar decisões acertadas.

5. Networking

Muitas vezes desvalorizado ou relegado para um plano secundário, o networking é, atualmente, um dos maiores trunfos dos empreendedores. Rodeie-se de nomes influentes e sérios dentro do seu setor de atividade. Procure aprender com outros empreendedores, partilhe experiências e troque algumas impressões.

Numa ótica de melhoria contínua, poderá procurar nomes deste tipo para obter feedback sobre o estado atual do seu negócio, potenciais ideias inovadoras e perspetivas futuras.

6. Sentido de compromisso

Um empreendedor de sucesso tem de estar fortemente comprometido com o negócio, a sua missão, visão e valores. Assim, terá de encarar a sua empresa como uma prioridade, dedicando-se inteiramente ao projeto.

Mesmo num momento inicial, com a empresa a dar os primeiros passos, não deverá descurar a estabilidade familiar nem comprometer relações pessoais. O equilíbrio é o segredo para uma gestão bem-sucedida.

7. Sentido de oportunidade

O sucesso ocorre quando a preparação encontra a oportunidade. Se possui uma ideia de negócio capaz de acrescentar valor ao mercado e a conjuntura atual é favorável, por que motivo não avança para o seu próprio projeto? Pese os prós e os contras e chegue às suas próprias conclusões.

8. Controlo do stress

Muitas vezes, os trabalhadores estão sujeitos a níveis de stress elevados no desempenho das suas funções. Nesse sentido, importa entender de que forma podemos combatê-lo e definir estratégias para superá-lo.

Os empreendedores de sucesso distinguem-se por uma capacidade notável de lidar com os sentimentos, utilizando a inteligência emocional. Este recurso permitirá a qualquer líder racionalizar os processos de tomada de decisão, concretizando as ações que melhor servem as metas a que se propôs.

Criou recentemente uma empresa e pretende ler mais artigos relacionados com a área do empreendedorismo? Subscreva o blog da DS SEGUROS e fique a par de todos os serviços e novidades.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.