mediador de seguros

Mediador de seguros: Dicas para angariar e fidelizar clientes 

A carreira de mediador de seguros oferece excelentes oportunidades de progressão profissional, sendo um setor extremamente atrativo. Se atua nesta área, certamente já se deu conta de muitas mais-valias! 

Há várias razões que tornam a atividade de mediação de seguros tão apelativa, desde a evolução na carreira até ao fator salarial. Dados recentes da PorData indicam que o setor dos seguros é uma das áreas com o salário médio mais elevado em Portugal. 

Mas a atratividade e competitividade não surgem por acaso! Ao longo dos anos, os mediadores de seguros têm vindo a melhorar as suas estratégias de trabalho e a desenvolver novas competências pessoais e profissionais. 

Para o ajudar a tornar-se um mediador de seguros bem-sucedido, damos-lhe algumas dicas fundamentais para gerir a sua carteira de clientes

4 Dicas para atrair novos clientes e prosperar como mediador de seguros 

1. Defina muito bem o seu público-alvo 

Empenhar-se em identificar bem os seus potenciais clientes é fundamental para adequar o seu discurso e a sua oferta. 

Comece por analisar os seus clientes atuais e enumerar as suas principais necessidades e desejos. Desta forma, pode tirar conclusões sobre o seu público e adequar-se àquilo que ele valoriza no seu trabalho. 

Note que diferentes seguros podem ter diferentes públicos. A sua abordagem deve, por isso, ser adaptada em função da oferta. 

2. Diferencie-se da concorrência 

Apostar em elementos que o diferenciem da concorrência é uma estratégia eficaz para atrair novos clientes. Invista tempo na construção de um serviço diferenciado e único e verá o esforço recompensado. Vamos dar-lhe o exemplo da nossa rede. 

A DS SEGUROS é uma marca amplamente reconhecida neste setor. Além de estar estabelecida há oito anos, beneficia da história do grupo que integra – a DECOSÕES E SOLUÇÕES, com mais de 20 anos.  

Na nossa rede, distinguimo-nos por ter parceria com quase todas as seguradoras a atuar em Portugal e por celebrar quase todos os tipos de seguro. Assim, os nossos mediadores de seguros multimarca têm a vantagem de apresentar ao cliente condições muitíssimo vantajosas. Afinal, têm como base de comparação uma panóplia gigante de seguros. 

Já no que toca à carreira dos profissionais que integram a rede, a DS SEGUROS orgulha-se de afirmar que os seus mediadores recebem das mais altas comissões do mercado (vão até 85% do prémio do cliente). 

3. Crie programas de fidelização 

Os seus clientes atuais são uma fonte valiosa de novos negócios. Incentive-os a referenciá-lo a amigos e familiares, oferecendo-lhes vantagens e benefícios caso essas recomendações resultem em negócio. 

4. Esteja atento a eventos do setor dos seguros e eventos locais

É de extrema importância aumentar a visibilidade do seu negócio. Nesse sentido, a participação em eventos e feiras relacionados com o setor dos seguros pode impulsionar a sua atividade como mediador e permitir-lhe conhecer potenciais clientes. 

Em meios geográficos pequenos, é também fundamental mostrar-se às pessoas através da presença em eventos locais. Note que, em localidades de dimensão reduzida, o poder do “passa a palavra” é reforçado. Não descure a importância da referenciação boca a boca. 

5 Dicas para fidelizar os seus clientes atuais 

Além da captação de novos clientes, o sucesso da atividade do mediador de seguros depende, em grande medida, da retenção dos clientes que já tem. Damos-lhe alguns conselhos para conseguir um atendimento diferenciado

1. Proporcione um serviço de excelência 

Pode parecer um clichê, mas a realidade é que cada cliente é único e, num setor tão competitivo, esta afirmação deve ser levada muito a sério. 

Para que um cliente se sinta tentado a voltar, é fundamental que saia da sua loja com uma sensação de satisfação plena. Por isso, proporcione uma experiência distinta, adaptada às necessidades reais de quem o procura. 

Mais do que olhar para os objetivos comerciais, foque-se em servir bem o seu cliente e apresentar-lhe opções que, efetivamente, são compensadoras para ele. Podemos garantir que, se assim for, o seu cliente tomará consciência e voltará na próxima oportunidade. 

2. Crie campanhas destinadas aos clientes atuais 

Recompensar o cliente pela sua lealdade é uma estratégia eficaz para mantê-lo por muitos e longos anos. Nesse sentido, desenvolva estratégias que incluam recompensas, tais como descontos ou promoções exclusivas para os seus melhores clientes. 

Por exemplo, se um cliente celebrou consigo os seguros da empresa, multirriscos, habitação, automóvel e outros, merece um desconto generoso num seguro que venha a contratar no futuro. 

3. Mantenha uma comunicação regular com os seus clientes 

Se é mediador de seguros, não espero que os seus clientes o contactem. Pontualmente, tome a iniciativa de ligar aos seus melhores clientes e de questionar sobre eventuais necessidades. 

Anote no calendário a data de término de determinadas apólices de seguro e, algum tempo antes, contacte o cliente e ofereça a possibilidade de fazer novas simulações e de reavaliar as condições. 

Além deste contacto regular, deve manter os seus clientes informados sobre novos produtos ou campanhas em vigor. Para tal, utilize plataformas como redes sociais, newsletters ou emails regulares para os atualizar e, desta forma, conseguir manter uma relação de proximidade. 

4. Procure feedback do seu atendimento 

A monitorização do trabalho é fundamental para melhorar a sua atuação. Desenvolva estratégias de avaliação e acompanhamento do seu desempenho, especialmente através das opiniões dos clientes. Depois ajuste a sua atuação com base nas opiniões recebidas. 

Se é mediador de seguros e procura outras dicas para melhorar a sua atividade, descarregue gratuitamente o ebook 5 Segredos para triunfar como mediador de seguros. Boa leitura! 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.