dicas de networking

5 Dicas de networking para o seu negócio crescer

Uma rede forte de empreendedores facilita o sucesso empresarial. Com as dicas de networking certas, pode atingi-lo de modo mais trivial.

Com conexões valiosas, aumentar a visibilidade do seu negócio e conhecer de forma mais profunda as necessidades do seu público-alvo tornam-se tarefas mais fáceis.

De modo a simplificar este processo, apresentamos 5 dicas de networking: para que empreendedores consigam construir conexões fortes ao longo do tempo e reforcem os seus negócios.

Siga estas dicas de networking e faça a sua carreira prosperar

1. Beneficie das plataformas online

Na era digital em que vivemos, e com a infinidade de plataformas e redes sociais disponíveis, seria uma grande perda não usufruir desta dica de networking.

O LinkedIn é uma excelente opção. Muitas vezes, para manter e reforçar conexões profissionais, empreendedores partilham ideias, através desta rede social profissional. Além disso, há também disponíveis grupos específicos de cada setor, que permitem a interação entre membros com interesses semelhantes.

Já outras plataformas, como o Twitter ou o Instagram, são mais utilizadas para aumentar a visibilidade da marca e conectar com potenciais clientes.

2. Participe em eventos

Feiras de negócios, conferências ou workshops são oportunidades formidáveis para quem deseja fazer um networking de qualidade.

Estes eventos vão ser frequentados por pessoas com o mesmo desejo de criar relações valiosas, como profissionais de negócios, investidores e possíveis clientes.

Neles, pode apresentar a sua empresa, distribuir materiais promocionais, conhecer pessoas com interesses correspondentes e trocar informações de contacto.

3. Cultive as relações

Das dicas de networking presentes neste artigo, esta é, talvez, a menos valorizada. Vínculos fortes não são feitos do dia para a noite, é preciso algum tempo para criar laços realmente significativos e valiosos.

O ser humano é, por natureza, desconfiado. Para ganharmos confiança, essa pessoa tem de se relacionar connosco durante um bom tempo e mostrar-se honesta e autêntica. Para isso, devemos mostrar interesse e preocupação pelo próximo, mas nunca de forma forçada.

Isto só é possível com interesse sincero e oferta de valor, como vamos aprofundar na seguinte dica de networking.

4. Disponibilize valor

Para recebermos, temos de dar. Nas relações empresariais sólidas e duradouras, há sempre uma simbiose. É necessário que uma das pessoas se mostre predisposta a oferecer algo de modo genuíno (informação, ajuda, mentoria, ou qualquer outro recurso) para a outra se sentir feliz em, mais tarde, retribuir.

Não tenha receio de dar o primeiro passo, veja esta dica de networking como um investimento a longo-prazo.

5. Invista na sua imagem

Ter uma postura profissional exímia pode ser a chave para conhecer os seus futuros contactos e estabelecer relações empresariais de sucesso.

Esta dica de networking refere-se tanto à sua imagem ‘offline’ como ‘online’. Nunca menospreze a influência de um perfil profissional organizado, com foto adequada e informações precisas sobre a sua experiência e habilidades. Pessoas com ambições idênticas que gostem do seu perfil vão, muito provavelmente, entrar em contacto consigo.

É vital também mostrar-se interessado e com atitude proativa ao conhecer novas pessoas em eventos sociais. Estar disposto a ouvir e aprender com os outros não só o ajuda a crescer, como demonstra que é um ótimo ouvinte, que carrega uma atitude positiva consigo.

A procura de relações de negócios deve ser sempre feita com intenções autênticas e interesses genuínos, não como um meio para fins individuais. Além disso, a eficácia destas dicas de networking varia conforme o setor do empreendedor e as especificidades dos diferentes mercados.

Se quer ser um empreendedor de sucesso, expandir o seu negócio e/ou tiver interesse no setor de seguros, convidamo-lo a conhecer mais sobre a nossa rede.

Com sete anos de experiência e mais de 100 lojas abertas por todo o país, na DS SEGUROS reunimos a informação que ajudou os empreendedores da nossa rede a crescerem. Publicamos no blog para que mais empreendedores beneficiem dela, não fique de fora!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.