o que é preciso para ser mediador de seguros

O que é preciso para ser mediador de seguros?

Se está nos seus planos iniciar a carreira no setor dos seguros, então a questão “o que é preciso para ser mediador de seguros?” já lhe passou pela cabeça.

Ao longo dos anos, e após várias crises, a mediação de seguros tem conseguido adaptar-se e ultrapassar os obstáculos. Não há dúvida que este sucesso está ligado a quem trabalha na área e faz da sua missão servir o cliente.

Desengane-se quem acha que, o que é preciso para ser um mediador de seguros de sucesso, se resume a conhecer o mercado ou saber interagir com outras pessoas. Ao longo do tempo, os desafios apresentados a este profissional tornaram-se cada vez mais complexos, exigindo-lhe capacidades e ferramentas mais diversificadas.

Desde soft skills a hard skills, na hora H tudo pode ser uma mais-valia para servir quem o procura. Falamos de competências como a inteligência emocional, a gestão de tempo, a capacidade de negociação ou o conhecimento do mercado. No entanto, há outras estratégias que, apesar de subvalorizadas ou até esquecidas, fazem toda a diferença.

Sabe, então, o que é preciso para ser um mediador de seguros? Quer tencione ser um agente associado ou abrir a sua própria agência, leia o artigo e descubra as dicas que temos para si.

Descubra 5 dicas sobre o que é preciso para ser mediador de seguros

1. Ter objetivos bem definidos para se ser produtivo

Os objetivos, sejam a curto ou a longo prazo, guiam-nos. Quando são bem definidos, contribuem para um propósito e evitam que nos sintamos perdidos ou sem saber o que fazer. São também importantes para nos mantermos focados no nosso trabalho.

Assim sendo, ser produtivo é ter diretrizes claras de atuação. É conseguir estruturar o dia, priorizar o mais importante e gerir o tempo.

Sabemos que definir objetivos pode ser difícil, mas é crucial para que nunca se esqueça do seu propósito.

2. Encontrar um mentor para o guiar

Quando a questão “o que é preciso para ser mediador de seguros?” é colocada na mesa, automaticamente olhamos para dentro. O que podemos desenvolver enquanto profissionais? Que formações podemos fazer? Pois bem, nem sempre a resposta tem que ser interna.

Encontrar um mentor, ou seja, alguém mais experiente que partilhe consigo os conhecimentos que necessita, tire as dúvidas e o aconselhe, pode ser uma forma inteligente e eficiente de chegar mais longe.

Mas como encontrar o mentor certo? Pois bem, este pode não ser um processo linear e, provavelmente, será de tentativa/erro. A pessoa que escolher terá que se adaptar a si, à sua filosofia de trabalho e até ter valores em comum. Encontrar um bom mentor pode não acontecer do dia para a noite, mas vale a pena a procura.  

3. Acesso a coberturas específicas por menos dinheiro

Quando inicia um novo projeto ou desafio é natural que o entusiasmo fale mais alto e o faça sonhar. Tal pode criar expetativas irrealistas, que o levem a desistir perante os primeiros obstáculos.

Ser realista, dar um passo de cada vez e não “saltar de cabeça” são chaves para conseguir atingir resultados e fazer um percurso sustentado. Não adianta investir em todas as ferramentas dispendiosas nas primeiras semanas, se não tem o conhecimento para as utilizar. Foque-se em desenvolver as bases, como conhecer os produtos e criar uma rede de contactos.

4. Identificar o seu cliente-alvo

Uma das principais regras do marketing é definir o perfil do cliente para o produto ou serviço que se quer vender. Assim, consegue criar uma proposta de valor adaptada. Este princípio é muitas vezes descartado e o profissional tenta servir “todos ao mesmo tempo”, esquecendo que os seus recursos são finitos.

Assim sendo, ter uma ideia concreta da “persona” que procura o tipo de seguros que vende é meio caminho andado para ter sucesso. Por exemplo, quem procura um seguro automóvel pode ser muito diferente de quem procura um seguro de vida. Se utilizar as mesmas estratégias de comunicação do primeiro para o segundo, é provável que não tenha impacto.

Além disso, prestar o seu apoio enquanto mediador de seguros só faz sentido se souber quem é o cliente e quais as suas necessidades.

5. Entrar numa agência

O percurso como mediador de seguros tem desafios próprios e são várias as dúvidas que surgem. Juntar-se a uma agência é uma das nossas dicas quando nos perguntam o que é preciso para ser mediador de seguros.

Mas como identificar a agência certa? Pois bem, existem vários fatores que devem ser analisados como, por exemplo:

  • A cultura e os valores;
  • O apoio que prestam aos seus agentes;
  • O investimento na formação dos profissionais;
  • A presença a nível geográfico;
  • O tipo de ferramentas com que trabalha;
  • O esforço feito para acompanhar o mercado e as tendências.

Quer ter o que é preciso para ser mediador de seguros?

Na DS SEGUROS sabemos o que é preciso para ser mediador de seguros. Com um projeto sólido e experiência no mercado, apostamos no que é mais importante para o crescimento dos nossos profissionais. Não só através de formação, mas também de comissões e condições competitivas.

Está pronto para construir o seu percurso na mediação de seguros? Junte-se a nós!

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