ser mediador de seguros

É melhor ser mediador de seguros exclusivo ou multimarca?

Ser mediador de seguros é uma atividade atrativa por ser desafiante, flexível e zelar pelos interesses dos clientes. Para não falar no potencial de ganhos financeiros, estimulado pela procura crescente do mercado de seguros.

A dúvida reside na escolha entre ser um mediador de seguros exclusivo ou multimarca, isto é, estar alocado a uma única seguradora ou representar várias marcas.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções para que faça a melhor escolha para si.

Prós e contras de ser mediador de seguros exclusivo

1. Vantagens

  • Conhecimento profundo: O mediador exclusivo, ao trabalhar com uma única seguradora, tem uma oferta de soluções mais reduzida. Isto pode ser visto como uma vantagem, porque pode dedicar mais tempo para aprofundar conhecimentos sobre cada produto e consegue ser mais rápido a apresentar toda a oferta ao cliente.
  • Suporte da seguradora: O mediador exclusivo recebe suporte da seguradora na qual está alocado, já que está associado direta e exclusivamente a ela. A seguradora pode ajudá-lo com os seus problemas e até oferecer incentivos e formação.
  • Acessibilidade: Com suporte e conhecimento, é mais fácil ajudar os clientes com problemas e/ou dúvidas. Uma rede mais fechada facilita esse processo de esclarecimento do cliente, o que é uma característica atrativa para qualquer negócio.
  • Benefícios exclusivos: O mediador tem acesso a promoções e descontos exclusivos, com os quais pode aproveitar para conquistar e fidelizar clientes.
  • Relação próxima: Tem a possibilidade de desenvolver uma relação sólida e duradoura com a seguradora, abrindo-lhe portas a parcerias futuras, entre outras vantagens, como oportunidades de negócio adicionais.

2. Desvantagens

  • Oferta limitada: Ao trabalhar apenas para uma seguradora não consegue apresentar diferentes soluções aos contactos que aparecerem. Logo, alguns clientes podem não fechar negócio, porque não se sentem satisfeitos com a oferta apresentada.
  • Dependência: Ser mediador de seguros exclusivo também traz uma certa dependência da seguradora. Todas as suas políticas, procedimentos e práticas comerciais terão de ser respeitados, o que limita a sua autonomia.
  • Inflexibilidade nos preços: Com uma única seguradora, o mediador tem menos variedade de seguros e espaço de manobra para negociar e fazer frente à sua concorrência. Isto pode fazê-lo perder oportunidades de negócio.
  • Maior risco: Ao trabalhar apenas com uma seguradora, se esta perder competitividade no mercado, os resultados comerciais do mediador vão ser igualmente prejudicados. Neste caso, o profissional está sujeito ao mesmo risco que a empresa à qual está vinculado.

Vantagens e desvantagens de ser mediador de seguros multimarca

1. Vantagens

  • Variedade: Um mediador multimarca comercializa seguros de diversas seguradoras, logo, pode oferecer mais opções aos clientes.
  • Flexibilidade dos preços: Representando o mesmo produto, mas de diversas seguradoras, o mediador pode apresentar soluções diferenciadas aos seus clientes – desde preços mais competitivos, até opções mais ou menos completas.
  • Serviços personalizados: É possível apresentar serviços personalizados e atender a diferentes necessidades dos clientes, o que os atrai e, simultaneamente, responde à sua procura.
  • Conhecimento do mercado: Trabalhar com múltiplas seguradoras dá ao mediador um conhecimento abrangente do mercado, o que traz benefícios aos clientes, pois têm acesso a uma oferta alargada com preços mais competitivos.
  • Independência: Não estando alocado a uma só seguradora, um mediador multimarca tem mais liberdade para apresentar a cada cliente o melhor produto, mediante as suas necessidades. O mediador não está limitado por objetivos comerciais específicos.

2. Desvantagens

  • Dificuldade em estabelecer parcerias: Algumas seguradoras podem sentir-se menos comprometidas com um mediador multimarca do que com os seus agentes exclusivos, o que faz com que criar parcerias, por vezes, seja um desafio.
  • Menor reconhecimento: A construção de uma reputação sólida no mercado de seguros pode ser mais complexa quando se trabalha com várias seguradoras. Criar uma marca reconhecida e profissional exige vários anos de trabalho e dedicação.
  • Maior pressão: Ser mediador de seguros multimarca traz mais pressão no trabalho, seja para atingir metas como para fechar mais negócios. Os desafios são maiores, no entanto, a gratificação também.
  • Maior dificuldade na gestão: Gerir um portefólio com vários seguros de diversas seguradoras é logicamente mais complexo do gerir apenas um. Exige mais tempo e esforço por parte do mediador de seguros.

Então qual é a melhor opção?

Ser mediador de seguros é uma oportunidade. Seja a título exclusivo ou representando várias marcas, esta é uma atividade recompensadora, em diversos sentidos. A escolha depende da ambição e dos valores de cada pessoa.

Nesta área é possível alcançar ganhos escaláveis, ajudar os clientes a encontrar soluções que trazem conforto e segurança às suas vidas. Esta é uma função que, se for desempenhada com rigor e profissionalismo, traz reconhecimento social e uma rede de contactos e parcerias muito úteis para o crescimento do negócio.  

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