seguro de saúde + plano de saúde

Plano de Saúde e Seguro de Saúde: Quais as diferenças?

Sabe o que distingue um plano de saúde de um seguro de saúde? Neste artigo, vamos procurar apresentar-lhe as principais diferenças para que esteja bem informado.

Porquê escolher um Plano de Saúde ou um Seguro de Saúde?

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) português é “público, universal e tendencialmente gratuito”. A partir do momento que está acessível a toda a população, optar por uma alternativa com custos fixos associados é uma escolha individual.

O tempo de espera no SNS e o pagamento de taxas moderadoras são os principais motivos que levam muitas pessoas a procurarem os cuidados privados. Para garantirem assistência médica no privado, a preços mais acessíveis, muitos portugueses optam por investir numa solução que lhes oferece uma proteção extra.

É neste momento que se levantam as dúvidas sobre a escolha entre um seguro de saúde ou um plano de saúde. Apesar das principais diferenças se centrarem nas coberturas e no reembolso das despesas, há mais fatores que as distinguem.

O que distingue as duas opções?

1. Plano de Saúde

Ao contratar um plano de saúde, tem acesso imediato a uma rede de prestadores de cuidados de saúde por um preço reduzido. Mediante o pagamento de uma mensalidade, cada consulta é tabelada a um preço inferior, ou seja, com desconto.

Qualquer pessoa pode aderir a um plano de saúde sem sofrer agravamento pela idade ou o historial de doença.

Se pondera aderir a um plano de saúde, saiba que:

  • Habitualmente, cobre apenas as consultas;
  • Descontos aplicáveis apenas nos prestadores que integram a rede;
  • Benefícios em vigor apenas em Portugal;
  • Pagamento das despesas logo após o ato médico.  

2. Seguro de Saúde

O seguro de saúde é um contrato muito completo e abrangente realizado com uma seguradora. Antes de optar por esta solução, o cliente deve fazer uma avaliação cuidada da oferta do mercado de modo a escolher o melhor seguro de saúde para si.

Consoante o pagamento do prémio (que varia mediante a idade e o historial de doença), o segurado pode recorrer a consultas, exames ou cirurgias, com o médico, hospital ou clínica que escolher, a preços mais baixos.

As coberturas e as exclusões contempladas no produto contratado são escolhidas pelo cliente e vão definir a abrangência da proteção. Por norma, um seguro mais completo oferece um maior número de serviços, mas implica o pagamento de uma mensalidade superior. Cada cobertura tem um capital anual ou número de atos médicos pré-definidos, pelo que a seguradora só se responsabiliza por gastos até esse limite.

No momento do contrato, o segurado pode optar pelo sistema de reembolso e/ou copagamento. Na primeira opção, a pessoa paga a totalidade do valor e envia a fatura, sendo reembolsado posteriormente mediante a comparticipação estipulada no contrato. Já na segunda opção, apenas paga o valor acordado pelo tratamento, inferior ao tabelado para pacientes sem seguro.  

Se esta opção responde às suas necessidades saiba que:

  • Algumas coberturas podem ter um período de carência, pelo que existe um compasso de espera até poder usufruir da ajuda contratada;
  • Alguns atos médicos exigem uma pré-autorização.

Qual é a melhor opção?

A resposta a esta questão depende muito daquilo que pretende. Se procura poupar algum dinheiro nas suas consultas, o plano de saúde pode ser a opção ideal para si.

Por outro lado, se pretende um produto mais completo que o proteja perante algum acidente, através do acesso a uma rede cuidados de saúde mais alargada e a um capital extra, o seguro de saúde pode ser a solução.

Se quer maior proteção, mas com custos controlados, saiba que existem formas de poupar nos seguros. Além disso, investir numa solução mais abrangente é, não só, uma salvaguarda para si, mas para a sua família.

Se está indeciso e não tem certeza se o seguro de saúde pode ser a opção certa para si, na DS SEGUROS encontra o apoio que precisa. Ao trabalhar com uma ampla rede de seguradoras, a DS SEGUROS consegue de forma rápida e simples apresentar-lhe um conjunto de opções que se enquadram no seu perfil.

Sem qualquer custo, peça a sua simulação gratuita e opte pela solução que lhe oferece maior conforto e segurança.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.