Seguro Saúde

Como escolher o seguro de saúde certo para si?

Ter um seguro de saúde garante-lhe uma segurança e tranquilidade extras, pois permite-lhe recorrer a cuidados de saúde no setor privado a um custo mais reduzido. Este é, sem dúvida, um dos seguros essenciais para si e para a sua família.

A maioria das pessoas que procura um seguro de saúde fá-lo pelas ajudas aos custos associados com eventuais hospitalizações, consultas de especialidade ou exames. Dependendo da modalidade escolhida (e do preço), a seguradora fica responsável por diferentes montantes.

Definir o que é prioritário e compreender os vários elementos em jogo deve ser uma tarefa inicial, independentemente do seguro que pensa contratar. Conheça os 5 passos essenciais para escolher o seguro de saúde certo para si.

5 Passos para escolher o seguro de saúde mais adequado

1. Compreenda a linguagem utilizada

O primeiro passo para escolher o melhor seguro de saúde é estar a par da linguagem utilizada. Desta forma, não será apanhado desprevenido.

Seguem-se os conceitos que necessita de conhecer:

  • Apólice – Comprova a celebração do contrato e é onde estão reunidas as informações mais importantes do mesmo, como: as condições gerais, a duração do contrato, o capital seguro, o prémio, dados da pessoa segura, os riscos incluídos e excluídos, entre outros.
  • Prémio – É o valor que deve ser pago pelo seguro e a frequência deste pagamento.
  • Coberturas – São as situações previstas no contrato e que o seguro fica responsável por cobrir.
  • Exclusões – São as situações excluídas na apólice e que o seguro não cobre.
  • Período de carência – É o período durante o qual o seguro não pode ser acionado. Este pode variar de cobertura para cobertura.
  • Doença preexistente – É uma doença que a pessoa segura já tinha antes da data do contrato. É através do preenchimento do questionário médico que dá conhecimento do seu historial clínico.

2. Conheça as diferentes modalidades de comparticipação de despesas

Os seguros de saúde funcionam em 3 modalidades de comparticipação de despesas:

  • Reembolso – A totalidade dos custos é suportada pela pessoa segura. Posteriormente, a seguradora reembolsa o valor mediante o envio da fatura. A comparticipação (valor que a seguradora fica responsável) depende do contrato.
  • Copagamento – Parte do custo do serviço é pago pela pessoa segura e outra parte pela seguradora. Esta modalidade só é aplicada aos prestadores de saúde com os quais a seguradora tem parceria (rede).
  • Mistas – É um misto das duas modalidades anteriores. Ou seja, a pessoa pode, não só, escolher o serviço de saúde na rede, mas também fora da mesma.

3. Esteja atento às coberturas, exclusões e períodos de carência

Com o avançar da idade é natural que as necessidades de saúde se alterem, assim como as especialidades médicas às quais precisa de recorrer. Por isso, um seguro de saúde pode ter diferentes coberturas. Seguem-se as mais comuns:

  • Ambulatório – Consultas de clínica geral ou de especialidade.
  • Estomatologia – Consultas e tratamentos dentários.
  • Hospitalização – Internamento e necessidades associadas, por um período superior a 24 horas.  
  • Medicamentos – Medicação necessária. Ficam de fora alguns artigos, como vacinas ou medicamentos de venda livre.
  • Próteses e Ortóteses – Auxiliares como aparelhos auditivos, próteses ortopédicas, óculos graduados, entre outros.
  • Cobertura médica internacional por doença grave – Serviços de saúde de que necessite de usufruir no estrangeiro (internamentos, consultas, entre outros).  
  • Segunda opinião médica – Em caso de doença grave, a seguradora procura uma segunda opinião no que concerne ao diagnóstico ou ao tratamento.

É igualmente importante que tome atenção às exclusões contempladas no seu seguro de saúde. Por último, não se esqueça de saber qual o período de carência de cada especialidade.

4. Informe-se sobre o capital disponível e os limites associados

Cada cobertura tem um capital (montante) disponível por ano. Por outras palavras, a seguradora só se responsabiliza por despesas de uma determinada especialidade até um certo montante. Por exemplo, se o valor estipulado para hospitalização for de 20.000€, esse será o valor que a seguradora cobrirá até ao final do ano.

Os limites de um seguro também podem ser definidos através de um número máximo de consultas, como pode acontecer com o ambulatório. Assim sendo, tente estimar qual seria o limite ideal de cada cobertura. É impossível prever o futuro, mas pode sempre acautelar-se!

5. Saiba como funciona a renovação de um seguro de saúde

Para sinalizar o seu interesse na continuidade de um seguro de saúde basta que proceda ao pagamento até à data de renovação. A partir daí, a apólice é automaticamente renovada.

No entanto, caso não queira continuar com o seguro de saúde que possui, não basta não pagar. Segundo o artigo 118º do Decreto-Lei nº 72/2008 de 16-04-2008, para cancelar a renovação deve informar a seguradora por escrito, no mínimo, 30 dias antes da data de renovação anual (não confunda esta com a data de pagamento do prémio!). Caso não o faça dentro destes moldes, pode incorrer numa dívida à seguradora.

Escolher um seguro de saúde exige um trabalho de análise, comparação e reflexão. Por vezes optar por um seguro low cost, sai caro. Outras vezes, um seguro de valor superior pode não compensar, se não usufruir a 100%. São várias as questões e dúvidas que podem surgir ao longo deste processo. Mas não precisa de decidir sozinho. Se quer ajuda para escolher a melhor solução para si, fale com a DS SEGUROS!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.