negócio rentável

Abrir um negócio rentável: Dicas e preocupações a ter!

Abrir um negócio rentável exige escolhas acertadas, muita dedicação, organização e responsabilidade. Pondera investir, mas tem dúvidas e receios em relação ao passo que vai dar? Saiba quais devem ser as suas maiores preocupações e conheça soluções para enfrentar o desafio.

Porque devo iniciar um negócio próprio?

A abertura de uma empresa é uma ambição de muitas pessoas que integram o mercado de trabalho e, mesmo trabalhando por conta de outrem, têm um espírito empreendedor que fala mais alto.

Iniciar um negócio rentável, que lhe permita ter uma melhor qualidade de vida e realização pessoal e profissional, é um sonho que não tem de ser adiado. Com uma boa visão estratégica e determinação, dar asas a esse sonho pode ser uma realidade próxima!

De facto, um negócio lucrativo dá ao empreendedor muito mais do que um futuro melhor em termos financeiros. Permite-lhe gerir o seu tempo com maior autonomia, tomar decisões sem obedecer a uma complexa hierarquia e constituir uma equipa de trabalho na qual confie e que tenha tudo para dar excelentes resultados.

A construção dos valores e cultura empresariais é também algo que compete a quem gere o negócio. Finalmente, poderá fazer o que lhe dá maior prazer e construir a empresa na qual sempre sonhou trabalhar: geradora de oportunidades e com perspetivas de evolução profissional para todos.

Aspetos que devem pesar na decisão de abrir uma empresa

Os receios mais comuns de um empreendedor estão relacionados com possíveis perdas de dinheiro, instabilidade e incerteza iniciais. O medo de falhar é frequente e normal em quem pretende cria um negócio rentável e bem-sucedido.

Antes de fazer qualquer investimento, deve informar-se sobre todos os encargos associados à gestão de uma empresa (os mais gerais e os específicos de cada área profissional).

É importante que avalie a ideia de negócio e a sua viabilidade no mercado, assim como os recursos financeiros e humanos que tem para poder abrir a empresa. Desta forma, pode definir objetivos e focar-se neles para se sentir motivado.

Uma maneira de garantir alguma segurança, sobretudo numa fase inicial, é estabelecer um fundo de reserva, para evitar inquietações e satisfazer possíveis necessidades da empresa.

Todo este caminho pode ser facilitado para aqueles que se aliam a uma rede já estabelecida no mercado. Há em Portugal inúmeras oportunidades de abertura de franchising ou modelo de negócio semelhante que têm tudo para dar origem a um projeto rentável e de futuro: os encargos com a abertura estão definidos à partida, já são conhecidos os resultados dos estudos de mercado e existe uma equipa formada e apta a transmitir todo o conhecimento aos novos investidores. É, portanto, uma opção a considerar.

Que preocupações deve ter quem pretende criar um negócio rentável?

Abrir uma empresa exige algumas preocupações por parte do investidor. Para começar, este deve fazer um plano de negócios e, se necessitar, recorrer a alguém da sua confiança que ajude com as questões burocráticas. É essencial que faça uma análise de mercado e defina o seu público-alvo, ou seja, as pessoas a quem poderá interessar o seu produto ou serviço.

Conhecer a concorrência é uma das necessidades essenciais, para que se possa diferenciar e tornar o seu negócio rentável. É recomendável identificar os pontos fortes e fracos das empresas concorrentes, os valores praticados e as principais valências.

Informar-se sobre toda a legislação aplicável ao negócio deve ser outra das preocupações de quem inicia um novo projeto. Para além disso, é preciso analisar e definir o budget, ou seja, estipular o orçamento, de acordo com as condições financeiras, para poder traçar metas e planear o futuro.

Uma vez mais, é fundamental referir que a integração de um grupo empresarial pode torna-se uma opção para quem quer criar um negócio com menos preocupações e mais garantias de rentabilidade.

Neste modelo de negócio, torna-se possível vingar sem conhecimento prévio do setor de atividade ou das questões burocráticas. A rede que o receber facultará formação inicial e apoio contínuo em todas as áreas de relevo.

É o que acontece na DS SEGUROS, uma rede de mediação de seguros a atuar em Portugal há mais de 5 anos e com provas dadas: a rede de lojas já ultrapassa uma centena em todo o território nacional.

Deseja saber mais sobre a possibilidade de se juntar a esta rede? Conheça todas as condições, peça mais informações sem compromisso e veja como é simples e rápido atingir o sucesso!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.