poupança reforma

3 Dicas para planear a sua poupança para a reforma

Criar uma poupança para a reforma é uma das ambições da maioria de nós. Depois de anos a fio a trabalhar, poder ter tempo e condições para relaxar, viajar ou estar em família é mais do que merecido. No entanto, para ser possível, é necessário assegurar uma boa almofada financeira.

Quando falamos de criar uma poupança para a reforma, temos que dar destaque ao fator tempo. De facto, quanto mais cedo começar a poupar, maior será o valor acumulado, logo pode viver de forma mais desafogada.

Leia as nossas 4 dicas para planear a sua reforma e conheça alguns dos produtos disponíveis.

Poupança para a reforma: Por onde começar?

1. Defina a data ideal de reforma

O primeiro passo pode passar por definir uma data. Quando é que se quer reformar? Não existe uma resposta certa para esta questão, podendo variar consoante o seu orçamento familiar ou com o ritmo a que consegue poupar. Mas, apesar de existir uma idade legal de reforma definida, pode antecipá-la. Porém, o mais certo é ser penalizado no valor a receber.

Ao definir uma data, conseguirá fazer contas e preparar-se para esse dia, poupando ao ritmo mais adequado. Assim, além de servir como um marco temporal, representa também uma meta.

Ainda sobre este tópico, sugerimos que comece a construir a sua poupança reforma o mais cedo possível, de preferência entre a casa dos 20 e 30 anos. Sabemos que este intervalo pode parecer grande, mas muitas vezes não é suficiente. Além disso, quanto mais cedo começar, mais margem tem para construir uma poupança sólida e com uma taxa de esforço mensal mais reduzida.

2. Crie objetivos financeiros

Se souber de antemão qual o seu orçamento mensal – o que lhe entra na conta e as despesas que tem – conseguirá responder à questão: qual o valor que vai poupar mensalmente para a sua reforma?

Este montante, mesmo sendo ajustado às flutuações da sua situação financeira ao longo da vida ativa, deve ser consistente e contribuir para alcançar o montante que definiu como o ideal para cobrir as suas despesas futuras. Quanto mais poupar, mais garantias tem que vai construir um bom pé de meia.

Tenha em mente que está a poupar para uma realidade diferente da atual. Durante a sua reflexão, não se esqueça de incluir despesas típicas da terceira idade como, por exemplo, as de saúde. Estas costumam ser significativas e muitas vezes não são opcionais. Além disso, o seu estilo de vida certamente irá mudar, assim como os cuidados necessários.

3. Faça uma pesquisa de mercado

Por fim, pondere onde quer aplicar o valor mensal que consegue poupar. Existem vários produtos no mercado direcionados para quem quer poupar para a reforma. É importante fazer a sua pesquisa e informar-se das condições e forma de funcionamento dos mesmos, tal como acontece quando quer poupar num seguro.

A sua opção terá implicações durante muitos anos e um impacto inegável no seu futuro. Logo, dedique tempo a perceber o que existe no mercado e a diferença entres as ofertas das várias instituições financeiras.

Como escolher o melhor plano de poupança para a reforma?

Quando estiver à procura do produto para aplicar as suas poupanças vai perceber que surgem várias opções, onde se destacam os Planos Poupança e Reforma (PPR) e os Seguros de Capitalização.

Os primeiros são disponibilizados pelos bancos, os segundos são comercializados pelas seguradoras. Ambos estão pensados para quem quer poupar para a reforma, mas têm características e condições diferentes:

  • Plano Poupança Reforma

O Plano de Poupança Reforma (PPR) é um fundo de investimento de pensões, sujeito às flutuações do mercado e que, geralmente, não tem capital garantido. Ou seja, não há garantia de que consegue reaver todo o montante investido.

Por outro lado, se o balanço for positivo, como oferece taxas de juro mais elevadas, o nível de rentabilidade é notoriamente superior.

Se por qualquer eventualidade necessitar de resgatar o dinheiro aplicado, só pode fazê-lo a partir de uma idade previamente estabelecida ou em situações excecionais como reforma, doença, desemprego ou pagamento do crédito à habitação. Em 2021, por exemplo, foi aberta a possibilidade de regaste destes montantes dado o panorama adverso. Qualquer outra justificação que não esteja contemplada sofre uma penalização.

  • Seguro de Capitalização

O seguro de capitalização é um produto mais conservador, com taxas de juro mais baixas, mas que oferece garantia de rentabilidade mínima. É o produto ideal para quem não gosta de arriscar e quer ter a certeza de que o seu dinheiro está seguro.

Uma das grandes vantagens desta solução é que o resgate pode ser feito a qualquer altura, sem espaço a penalizações.

Procure a ajuda de um profissional

Os produtos financeiros nem sempre são os mais fáceis de decifrar. Compreender as vantagens ou diferenças entre várias opções requer que se perceba o significado dos diferentes elementos e como se relacionam. Parece um bicho de sete cabeças, certo? Pois bem, a boa notícia é que existem profissionais especializados prontos para o ajudar.

Ao pedir apoio a um mediador de seguros garante que faz a escolha mais ajustada às suas pretensões. Este é um profissional experiente, com conhecimento especializado e com as ferramentas para certas. Além de oferecer-lhe um serviço totalmente personalizado, guia-o no processo!

Ao subscrever um PPR ou Seguro de Capitalização pode construir uma almofada financeira para uma reforma mais relaxada. Fale com a equipa da DS SEGUROS, vamos ajudá-lo a encontrar a solução mais indicada para si.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.