seguros de capitalização

Seguros de capitalização: A escolha certa para a sua poupança!

Os seguros de capitalização apresentam-se como uma opção cada vez mais procurada junto dos mediadores de seguros. Nos tempos difíceis que correm, este produto visa rentabilizar as poupanças pessoais e/ou familiares a médio e longo prazo, para que consiga gerir de forma mais confortável as suas finanças.

Do vasto leque de opções oferecidas, destacam-se os seguros de capitalização e os planos de poupança e reforma, os famosos PPR. Mas sabia, por exemplo, que os seguros de capitalização lhe garantem um resgate mais facilitado, bem como uma maior liberdade de movimentação do capital investido, em relação aos PPR?

Descubra aqui as diferenças entre estes planos de poupança e as principais vantagens que fazem dos seguros de capitalização a sua escolha de eleição.

Sabe o que são seguros de capitalização?

Os seguros de capitalização correspondem a um produto financeiro que garante ao cliente a possibilidade de iniciar a sua poupança, assim como rentabilizar o capital existente.

O montante pode ser investido através de entregas únicas ou periódicas durante a periodicidade previamente definida com o seu mediador de seguros. No fim do contrato, o seu património corresponderá ao valor depositado inicialmente, juntamente com o rendimento adquirido nesse período.

3 Vantagens dos seguros de capitalização face aos PPR

Durante muito tempo, os PPR foram a opção mais escolhida dos clientes para o seu plano de reforma devido aos benefícios fiscais inerentes. Hoje em dia, o cenário é diferente!

Atualmente, as taxas de juro deste produto são bem menos apelativas e, como tal, é importante que esteja consciente de que existem outras opções que podem ser mais indicadas para si na hora de avançar para uma poupança a longo prazo. É aqui que entram os seguros de capitalização!

Elegemos assim, três pontos importantes a favor dos seguros de capitalização que ajudam a clarificar a diferença entre estes produtos financeiros.

1. Resgate mais facilitado

Dado que o PPR se destina, sobretudo, à poupança e ao investimento para a sua reforma, as condições que implicam o seu resgate antes do previsto são muito mais específicas e rígidas. Nestes casos, o segurado apenas conseguirá resgatar antecipadamente o seu capital em função de fatores como o desemprego, doença, reforma, entre outros.

Por sua vez, os seguros de capitalização apresentam condições de resgate mais facilitadas, contribuindo para uma maior liberdade de movimentar o capital. Assim, após os 5 anos e 1 dia de contrato, o cliente tem a possibilidade de resgatar o seu património gerado, sem sofrer qualquer tipo de penalização.

2. Garantia de capital sem riscos

Em muitos casos, os segurados optam pela subscrição do Plano Poupança Reforma diretamente associado a ações. Em virtude de um mercado financeiro volátil e instável, o PPR pode sofrer valorizações e desvalorizações anuais. Ou seja, num cenário de desvalorização do PPR, o consumidor verificará que o saldo deste plano será inferior ao dinheiro inicialmente investido.

O mesmo não acontece com os seguros de capitalização! Ao optar por este produto financeiro, o segurado consegue acompanhar a valorização anual e, ao mesmo tempo, sabe que tem o seu capital garantido, sem qualquer risco de perda do valor investido.

3. Vantagens fiscais

Apesar de os PPR apresentarem um imposto sobre os rendimentos obtidos inferior em comparação com os seguros de capitalização, a fiscalidade é mais complexa devido ao resgate mais restrito referido anteriormente.  

Os benefícios fiscais dos seguros de capitalização são cada vez mais atrativos, já que a taxação aplicada sobre o rendimento é cada vez menor. Assim sendo, verificámos a seguinte tributação em função do resgate:

  • Antes dos 5 anos: paga 28% de imposto sobre o rendimento;
  • Entre os 5 anos e 1 dia e os 8 anos: a percentagem desce para os 22,4%;
  • Vencimento do contrato, 8 anos e 1 dia: paga apenas 11,2%.

Independentemente da escolha do seu produto financeiro, é importante que defina um objetivo realista que se ajuste às suas necessidades. Para além disso, estabeleça desde o início o capital que tenciona resgatar e assegure que consegue cumprir com os montantes periódicos previamente determinados.

Para o auxiliar a transferir o seu PPR para a modalidade de Capital e Juros Garantidos, não hesite em contactar os especialistas DS SEGUROS, que lhe garantem ofertas vantajosas a preços competitivos. Peça já a sua simulação!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.