seguro animais

Porquê ter um seguro para animais? Vantagens e coberturas

O seguro para animais tem sido bastante procurado em Portugal, já que grande parte da população tem um pet (ou vários) e uma preocupação acrescida com os seus cuidados de saúde.

Se tem animais de estimação sabe, certamente, que uma ida ao veterinário pode custar-lhe muito na carteira. Assim sendo, procurar alternativas que suavizem o impacto no orçamento familiar pode ajudar a poupar muitos euros.

Atualmente, existe no mercado uma oferta variada no que toca a seguros pet, adaptados a cada animal de estimação e suas necessidades. E, ao contrário do que possa pensar, estes produtos não se resumem à cobertura de consultas de rotina. Incluem outras coberturas adicionais criadas para serem uma salvaguarda ao longo da vida do seu companheiro.

Neste artigo, damos-lhe cinco razões para contratar um seguro para animais. Afinal, há bem mais precioso do que o seu patudo?

5 Razões para contratar um seguro para animais

1. Comparticipação de consultas e cirurgias

A primeira é a mais óbvia razão para contratar um seguro para animais é obter ajuda financeira para as consultas no veterinário. Se o seu pet ficar doente, pode também usufruir do seguro na realização de exames de diagnóstico e na compra de medicamentos.

Caso queira ir mais além, pode estender a cobertura às cirurgias. Assim, fica salvaguardado para todas as eventualidades e garante que a saúde do seu patudo não fica comprometida por motivos financeiros.

2. Apoio financeiro em caso de internamento

A cobertura em caso de internamento é opcional na maioria dos seguros pet. Subscrevê-la implica um custo adicional no prémio do seguro, mas protege-o de surpresas desagradáveis.

A ponderação sobre os custos e benefícios cabe a cada dono e deve ter em conta o historial de saúde e a idade do animal. Sabemos que os internamentos são mais frequentes em pets com alguma idade ou com patologias diagnosticadas.

Se for o seu caso, lembre-se que estar preparado para o amanhã é sempre o melhor plano, tanto para si como para as suas poupanças.

3. Cobertura de responsabilidade civil

Esta é uma cobertura fundamental caso o seu animal tenha um temperamento mais agressivo e comportamentos imprevisíveis que possam representar um risco para outros animais ou pessoas. É também particularmente importante para animais que andam livremente na rua, algo muito comum em meios rurais.

Se o seu cão provocar um acidente ou morder uma pessoa, por exemplo, o dono será responsável por reparar os danos e pagar custas médicas aos lesados. Em alguns casos, há ainda lugar a indemnização.

Note que, apesar destes cenários de perigo acrescido, qualquer cão que seja passeado na rua pode correr para a estrada e causar um acidente. Vale a pena correr esse risco?

4. Uma ajuda para pagar despesas de funeral e eutanásia

As despesas com funeral ou eutanásia podem também estar incluídas no seguro para animais. Apesar de não ser agradável pensar nestes cenários, a morte é algo natural que acontece a todos os seres vivos. Assim sendo, estar preparado para este dia é uma vantagem.

Relativamente a esta cobertura, é importante saber que tem um dos períodos de carência mais longos. Na maioria das seguradoras, ronda os 90 dias.

5. Cobertura por furto, roubo ou desaparecimento do animal

Independentemente dos cuidados que possa ter, existe sempre o risco de o seu animal desaparecer. Seja porque foi atraído por outro animal ou pessoa ou porque fugiu de casa e acabou por se perder.

Esta é uma das situações mais difíceis de gerir pelos donos, uma vez que a ansiedade toma conta da situação. Para que os custos não sejam um problema, a cobertura pode ser incluída nos seguros para animais.

Inclui despesas que podem ir desde os anúncios para procura do seu pet à deslocação para a recuperação do animal, caso este seja encontrado a uma distância considerável do local de residência.

Quer procure um seguro para si, para a sua família ou para o seu animal de estimação, na DS SEGUROS temos opções que se adaptam às suas necessidades. Além disso, encontra uma equipa de especialistas pronta a analisar as opções existentes no mercado e a apresentar-lhe as mais vantajosas para si.

Deixe-nos a sua mensagem para ser contactado pelos nossos mediadores.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.