poupar seguros

7 Dicas para poupar nos seguros

Poupar nos seguros é, muitas vezes, uma tarefa que se conquista nos detalhes. Numa época em que a inflação e a perda de rendimentos afetam tantos agregados familiares, todos os euros são valiosos.

Os seguros já são essenciais para a maioria das famílias. Muitos são opcionais, como são os casos do seguro de saúde ou acidentes pessoais. Porém, existem outros obrigatórios por lei, como por exemplo, os seguros associados ao empréstimo da casa ou automóvel.

Surge, então, a questão: como é que se consegue poupar nos seguros? Continue a ler o artigo e descubra as 7 dicas que o vão ajudar a reduzir o valor mensal alocado a esta despesa.

Descubra como poupar nos seguros

1. Definir necessidades

Antes de investir em qualquer produto e/ou serviço é importante que identifique as suas reais necessidades. Assim sendo, a primeira forma de poupar nos seguros começa bem antes de os contratar.

Numa folha, liste tudo o que pretende do tipo de seguro que procura. Se for um seguro de saúde, responda a esta questão “quais as coberturas imprescindíveis?”. Se procura um seguro automóvel, pondere: “será que o seguro de responsabilidade civil é suficiente?”.

Caso já tenha algum seguro, saiba que também pode rever todas as coberturas contratadas e reavaliar a sua necessidade.

2. Evitar contratar coberturas ou seguros duplicados

Contratar apenas o que é essencial vai muito para além de verificar quais as suas necessidades. Passa também por fazer uma revisão aos seus seguros atuais e perceber se não tem nenhuma cobertura em duplicado.

Muitas vezes contratamos seguros sem saber que já possuímos essa proteção. Por exemplo, caso vá viajar e contrate um seguro de viagem, saiba que o cartão de crédito já possui um. Assim sendo, antes de contratar um seguro novo, faça revisão aos produtos que já tem e perceba se não está a duplicar gastos.

3. Analisar as coberturas e a franquia

Quando recebe uma proposta de seguro é importante que a analise com cuidado. Consulte a sua lista de necessidades – mencionadas no primeiro ponto – e compare. Tem as coberturas que procura? Existem extras desnecessários? Lembre-se, tanto as coberturas (as situações abrangidas pelo seguro) como a franquia (o valor que, em caso de acidente, fica a cargo do tomador do seguro) podem fazer muita diferença no preço final que vai pagar. Poupar nos seguros passa, mesmo, por estar atento aos detalhes.

4. Escolher o método de pagamento

Esta é uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença na hora de poupar. Sabia que, normalmente, se optar por pagar o seu seguro por débito direto, o valor é mais baixo? Em algumas seguradoras também pode compensar se optar pela anuidade ao invés do pagamento semestral. Pequenas mudanças podem significar uma poupança de dezenas ou até centenas de euros por ano.

5. Escolher outra entidade ou seguradora

Tal como existem diferentes propostas de seguros, existem diferentes seguradoras. Cada uma com as suas ofertas. Se já não estiver satisfeito com o seu atual prestador de serviço, pode fazer uma pesquisa de mercado e encontrar uma alternativa.

Esta liberdade de escolher a seguradora ou entidade bancária, por exemplo, aplica-se a várias situações. Sabia que, quando pede um empréstimo ao banco, não é obrigado a contratar o seguro de vida oferecido pelo mesmo? Desde 2019 que a lei mudou, fazendo cair a obrigatoriedade de associar um produto ao outro. O cliente tem agora a opção de escolher a entidade que lhe oferece as melhores condições.

6. Renegociar os seus seguros

É normal que surjam novas propostas no mercado ou que o seguro que contratou deixe de responder às suas necessidades. Por isso, ao optar por renegociar os seus seguros, pode conseguir uma excelente poupança. Por exemplo, pode encontrar uma proposta semelhante por um preço mais baixo e ainda adicionar ou excluir coberturas mediante o seu interesse atual.

Sabemos que nem sempre é fácil estar informado sobre tudo o que acontece, porém, ter o hábito de rever os seus contratos pode ser uma boa prática para diminuir os seus gastos.  

7. Procurar a ajuda de especialistas

Ter ao seu lado um mediador de seguros com conhecimento e experiência na interação com as seguradoras pode ser uma grande ajuda para a sua carteira. Esta familiarização com a área faz com que seja mais fácil encontrar opções com preços mais atrativos e até coberturas mais interessantes.

Além disso, na DS SEGUROS, por exemplo, o aconselhamento é totalmente gratuito. Não precisa de gastar dinheiro e pode começar logo a poupar.

Quer começar a poupar nos seus seguros? Na DS SEGUROS temos profissionais com conhecimento e experiência que o podem ajudar a renegociar os seus seguros. Como trabalhamos com a maioria das seguradoras em Portugal, temos a facilidade de encontrar a melhor opção para cada caso. Contacte já a nossa equipa e peça aconselhamento gratuito.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.