seguro saúde empresa

Tem seguro de saúde da empresa? Preste atenção a estes pontos

Há entidades empregadoras que, além do vencimento, proporcionam aos seus colaboradores benefícios adicionais. Um desses exemplos é o seguro de saúde pago pela empresa, que dá ao trabalhador uma proteção para os cuidados de saúde.

Os seguros de saúde empresariais não são obrigatórios, ficando ao critério de cada entidade oferecer este benefício aos seus trabalhadores. No entanto, atualmente, é comum encontrar entidades patronais que disponibilizam este apoio.

A forma como o seguro de saúde da empresa é oferecido aos trabalhadores varia consoante a modalidade. Há entidades que assumem a totalidade do prémio e outras apenas parte. Além disso, existem opções que abrangem também o agregado familiar do colaborador.

O seguro de saúde de empresa é um apoio bastante apreciado pelos trabalhadores e uma regalia extremamente atrativa. Atualmente, os apoios aos cuidados de saúde são uma mais-valia e uma segurança fundamental na vida das pessoas.

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5 Aspetos a analisar no seu seguro de saúde da empresa

Independentemente da modalidade do seguro de saúde pago pela empresa, é muito importante ser conhecedor das coberturas. Nesse sentido, deve procurar as condições particulares da apólice.

As coberturas variam consoante a seguradora e o produto em causa. Há pacotes com proteções mais abrangentes e outros apenas com soluções essenciais.

Para o ajudar neste processo, apontamos alguns pontos essenciais que deve avaliar no seu seguro de saúde da empresa.

1. Plafond para despesas de saúde

É muito importante saber qual o plafond disponível para as suas despesas de saúde. Normalmente, cada cobertura tem capitais máximos e, por isso, deve saber quais os valores antes de o utilizar. Para ter conhecimento destes tetos, pode contactar a seguradora e solicitar as condições particulares do seu seguro de saúde.

2. Tipos de cobertura

Os seguros de saúde para empresas têm coberturas específicas de que deve ser conhecedor. Há pacotes básicos que cobrem cuidados de saúde essenciais, com capitais mais baixos, e outros mais reforçados que incluem, por exemplo, medicação, coberturas internacionais e tratamentos ortodônticos ou oftalmológicos. Tudo varia conforme o contratualizado entre a sua entidade patronal e a seguradora.

3. Prestadores de cuidados médicos

As companhias que comercializam seguros de saúde estabelecem acordos com diferentes hospitais e outras unidades de saúde. Antes de recorrer a um tratamento ou assistência médica, é importante saber se o seu seguro tem convenção com a clínica onde pretende ir.

Basta contactar previamente o prestador de cuidados médicos ou a seguradora para saber onde se pode dirigir. Frequentemente, esta informação pode ser encontrada no site da seguradora.

4. Período de carência

O período de carência corresponde ao tempo entre o início de um contrato e o momento em que uma cobertura entra em vigor. Por exemplo, quando o seu seguro de saúde da empresa inicia, existem determinadas proteções que não podem ser ativadas no imediato. Nesse sentido, deve informar-se sobre qual a duração do período de carência para cada procedimento em específico.

5. Tempo de vigência da apólice

Uma dúvida que surge frequentemente é se o seguro de saúde da empresa termina quando a pessoa muda de emprego. Regra geral, estes contratos cessam no momento em que deixa de ser trabalhador da empresa.

Contudo, é possível manter essa apólice, contactando previamente a seguradora para solicitar a sua manutenção. A partir daí, o prémio passa a ser pago pelo próprio. A grande vantagem desta continuidade é evitar um novo período de carência, no caso de contratar um novo seguro de saúde.

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