Quer começar um negócio próprio e está indeciso sobre a necessidade de fazer um estudo de mercado prévio? Então esqueça as dúvidas e prepare-se para meter mãos à obra, já que esta é uma etapa fundamental do seu projeto.
De forma sucinta, o estudo de mercado é uma pesquisa ampla que lhe permite sistematizar os seus objetivos e, simultaneamente, conhecer melhor o setor económico em que vai operar. Esta análise é fundamental para depois elaborar o seu plano de negócios e calcular o potencial de expansão e lucros.
Neste artigo, focamos os passos que deve seguir para fazer esta pesquisa, que lhe trará vários benefícios:
- Reduzir riscos e calcular o potencial económico do projeto;
- Conhecer melhor o setor e o atual contexto macroeconómico;
- Descobrir a concorrência e as respetivas estratégias;
- Alinhar conhecimentos para uma futura estratégia de marketing;
- Afinar a ideia inicial com base nas informações adquiridas.
Este trabalho de análise pode ser feito por si ou por uma agência com experiência nesta área. Se optar pela primeira opção, continue a ler e fique a saber os 5 passos fundamentais para elaborar um estudo de mercado completo.
Como fazer estudo de mercado? 5 Etapas fundamentais
Todos os projetos próprios requerem uma grande dose de trabalho e um forte investimento pessoal. A melhor forma de começar é sistematizar os passos a seguir e planear os itens em que deve focar-se. Assim, para elaborar uma pesquisa completa, siga os 5 pontos seguintes.
1. Sintetizar o modelo de negócio, objetivos do estudo e principais questões
Comece por fazer um resumo da sua ideia. Aponte o modelo que tem pensado e o produto/serviço que quer introduzir no mercado.
Após isso, é importante criar uma lista de objetivos para o estudo e as principais questões para as quais deseja obter resposta. Isto vai ajudá-lo a manter o foco e servir como linha orientadora sempre que for necessário.
2. Listar metodologias e amostra
Após ter definido o seu propósito, é importante que decida quais as metodologias que quer usar e criar um cronograma. Quer usar apenas pesquisa online? Está disposto a utilizar fontes pagas ou apenas gratuitas? Gostaria de fazer inquéritos e, se sim, qual seria a amostra ideal? Definir estes pontos e os timings certos é uma parte essencial do seu estudo de mercado.
3. Pesquisar dados de mercado e concorrência
A parte da pesquisa é fundamental para começar a entender o grau de desenvolvimento do mercado.
Neste ponto, deve confirmar se a área em que quer investir é nova ou se está saturada, a distribuição geográfica e as possibilidades de market share (potencial de expansão) de que dispõe.
Além disso, é neste ponto que deve analisar quem são os seus principais concorrentes. Aqui é aconselhável usar algumas fontes oficiais, como organismos públicos, associações industriais e mesmo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
4. Apurar quem é o seu público-alvo
Fazer um estudo de mercado implica sempre conhecer detalhadamente quem são os seus potenciais clientes.
É neste ponto que se aproveita para traçar as buyer personas do seu negócio – ou seja, o perfil típico dos consumidores que podem estar interessados no seu produto. Dados como idade, educação, interesses e rendimento médio são essenciais. Para obter estas informações pode mesmo definir uma amostra e realizar inquéritos.
5. Registar e analisar a informação obtida
Após ter realizado a recolha de toda a informação, chega a fase de compilar e analisar os dados. É importante organizar e estruturar as suas conclusões e anotar as suas principais impressões. Esta também é uma boa fase para partilhar o que descobriu e pedir aconselhamento.
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Se chegou até aqui, já percebeu que fazer um estudo de mercado é um passo importante embora bastante trabalhoso. Contudo, existem alguns projetos com provas dadas e pesquisas já feitas em que se torna mais fácil investir.
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