resgatar seguro de vida

Como resgatar um seguro de vida?

Resgatar o seguro de vida é um assunto com interesse para o titular e/ou beneficiários do contrato. Trate-se de um seguro previdência ou associado ao crédito à habitação.

Em caso de morte ou invalidez do titular, é necessário seguir alguns passos, mas se estiver familiarizado, terá mais facilidade em fazê-lo.

Este artigo responde às perguntas mais comuns e aborda várias dúvidas sobre como resgatar o seguro de vida, para tenha um processo suave e sem dores de cabeça.

Sugestão de leitura: 6 questões importantes sobre seguro de vida

Que constrangimentos pode haver ao resgatar seguro de vida?

  • Disputas de beneficiários

Se existir mais do que um beneficiário designado na apólice do seguro de vida e surgir uma disputa quanto a quem deve receber o pagamento, este é adiado ou interrompido até que a questão esteja resolvida.

  • Documentação incompleta

Resgatar um seguro de vida exige a apresentação de vários documentos, como o certificado de óbito do titular da apólice e a prova de identidade do(s) beneficiário(s). Se faltar algum documento, o resgate do seguro de vida pode ser atrasado.

  • Cláusulas de exclusão

Alguns seguros de vida possuem cláusulas de exclusão que, em certas condições, podem restringir ou até anular a cobertura.

Cada apólice tem as suas particularidades, mas existem exclusões caso o óbito ocorra por prática de desportos perigosos, participação em ato de guerra, suicídio, uso de drogas ou álcool, entre outros. Antes de dar início ao pedido de resgate do seguro de vida, é muito importante ler a apólice e verificar se a cláusula de exclusão se aplica.

  • Morte durante o período de carência

Algumas apólices do seguro de vida podem ter um período de carência. Caso o titular morra ou fique inválido durante esse período, a seguradora pode recusar pagar o benefício.

  • Avaliação do pedido

Antes de efetuar o pagamento do resgate do seguro de vida, a seguradora pode considerar adequada a investigação das circunstâncias da morte ou invalidez do titular da apólice e a avaliação da validade do pedido. Este processo pode demorar algum tempo e exigir mais documentos e informações adicionais.

Quem deve tratar do processo?

Os herdeiros legais podem resgatar o seguro de vida, caso se trate de falecimento. No caso de invalidez, podem ser tanto os herdeiros legais como o próprio. É sempre importante que quem for fazer o resgate leve consigo a documentação que ateste o óbito ou invalidez e a habilitação de herdeiros, caso seja necessário.

Como se processa a indemnização quando há dívidas ao banco?

Quando o seguro de vida está associado ao crédito à habitação, o banco é o credor irrevogável da apólice.

Neste caso, o valor da indemnização será pago ao banco diretamente e a dívida do crédito será amortizada.

Se o valor da indemnização for superior ao da dívida, o excedente será transferido para os herdeiros.

Quais os documentos necessários para resgatar o seguro de vida?

Os documentos exigidos podem variar entre seguradoras. Alguns exemplos são:

  • Certidão de óbito ou invalidez;
  • Apólice do seguro;
  • Formulário de reivindicação;
  • Documentos de identificação (civil e fiscal);
  • Prova de vínculo entre segurado e beneficiário.

É preciso ir diretamente a uma loja?

Algumas seguradoras permitem o resgate do seguro de vida à distância (por correio eletrónico, telefone ou pelo site da empresa).

No entanto, outras exigem que os beneficiários compareçam na loja ou escritório para apresentar a documentação necessária. Além disso, podem levar mais tempo e exigir mais documentação durante o processo.

Sendo este um assunto tão importante, que pode envolver valores avultados, tratar do processo pessoalmente pode facilitar o processo. Consulte antecipadamente a seguradora e procure saber o método que utilizam no tratamento dos resgates de seguro de vida.

Na DS SEGUROS, entendemos as dificuldades inerentes aos resgates de seguro de vida. É por isso que tentamos facilitar o processo e explicar como fazê-lo sem objeções. Para mais informações sobre seguros, visite o nosso blog. Se quiser estar bem informado sobre este tema, a DS SEGUROS oferece-lhe toda a informação necessária.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.