seguro condomínio

Seguro de condomínio: Conheça as opções existentes no mercado

Um seguro de condomínio é importante para salvaguardar qualquer sinistro que possa surgir. De acordo com a lei, todos os edifícios em regime de propriedade horizontal devem ter uma apólice válida. O seguro de incêndio é o mínimo obrigatório, devendo cobrir, à partida, todas as frações do edifício, bem como as áreas comuns.

No entanto, há situações nas quais o condómino poderá ele próprio contratar um seguro para a sua fração. Nestas situações, cabe ao gestor de condomínio certificar-se de que todos os proprietários têm um seguro válido contra incêndio.

Normalmente, a opção mais vantajosa é contratar um seguro de condomínio para todo o edifício, pois, em caso de acidente, todo o processo de indemnizações é mais simples. Quando assim não é, é muitas vezes necessário ativar diferentes apólices, atrasando a resolução das situações.

Que opções de seguro de condomínio existem?

Como já foi referido, o seguro de condomínio contra incêndio é obrigatório, sendo por isso a opção básica para os edifícios.

Contudo, há também no mercado opções de seguro de condomínio multirrisco, que contemplam outro tipo de proteções.

Conheça as opções mais comuns de seguro para condomínio existentes no mercado:

  • Seguro de condomínio contra incêndio apenas para partes comuns – É a solução para os edifícios em que cada condómino contrate uma apólice para a sua fração;
  • Seguro de condomínio contra incêndio para partes comuns e frações – Nestes casos, o condomínio fica responsável por contratar um seguro de incêndio para as partes comuns e as frações existentes;
  • Seguro de condomínio multirrisco – Esta opção, além da proteção contra incêndio, tem outras coberturas que podem variar mediante a seguradora e as necessidades dos moradores.

Quais as proteções em cada modalidade?

Quando se contrata um seguro, é importante saber quais as coberturas incluídas na apólice. No momento da contratualização, deve verificar se as condições gerais vão ao encontro daquilo que é pretendido, tanto para as áreas comuns como para cada fração.

O seguro de condomínio contra incêndio engloba, geralmente, danos causados por:

  • Incêndio nas frações e partes comuns do edifício, como elevadores, telhado, garagens, escadas, entre outros;
  • Vapores ou fumos causados pelo incêndio, bem como altas temperaturas e explosões;
  • Meios usados no combate ao incêndio;
  • Custos com a remoção ou destruição do edifício para salvamento, por parte das autoridades (bombeiros, polícia, proteção civil…).

No caso de contratualizar um seguro de condomínio multirrisco, as coberturas são mais alargadas. Nestas situações, as seguradoras têm pacotes com diferentes coberturas, que poderá escolher de acordo com as necessidades. As principais são:

  • Todas as coberturas inerentes a um seguro de incêndio;
  • Danos causados por inundações, fenómenos da natureza ou problemas elétricos, tanto no edifício como na própria fração;
  • Reparações a bens móveis causados por sinistros;
  • Indemnizações decorrentes de furtos ou roubos.

De assinalar que o preço da apólice vai depender das coberturas contratualizadas, bem como dos valores das franquias.

Como escolher o melhor seguro para o seu condomínio

Quando contratualiza um seguro para o seu condomínio, é importante que se enquadre naquilo que são as necessidades dos condóminos.

Antes de tudo, no caso de optar por um seguro apenas para as partes comuns, deve certificar-se de que todas as frações têm um seguro contra incêndio, pois é obrigatório.

Caso o condomínio opte por um seguro comum a todas as frações, é importante que:

  • Consulte várias seguradoras a fim de obter diferentes propostas ou solicite o apoio de um mediador multimarca;
  • Verifique as coberturas abrangidas pelo seguro, bem como os capitais;
  • Compare o prémio do seguro do condomínio alterando o valor das franquias;
  • Avalie os riscos a que o condomínio possa estar mais exposto e, mediante isso, escolha as coberturas adequadas;
  • Quando vai negociar um contrato para um seguro de condomínio, considere sempre os sistemas contra incêndio e roubo existentes no prédio. Tudo isto poderá fazer diferença no preço da apólice;
  • Esclareça todas as dúvidas que tiver antes de contratualizar um seguro.

Se procura o melhor aconselhamento para contratar um seguro de condomínio, contacte-nos através do formulário. Os nossos profissionais dar-lhe-ão a melhor solução!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.