ideias de empreendedorismo

Ideias de empreendedorismo: Conheça 4 setores em crescimento

Quase todos tivemos, em algum momento, uma ideia de empreendedorismo. Contudo, muitas delas provavelmente não avançaram, acabando o projeto na gaveta.

Há pessoas que são empreendedoras natas, a quem ideias de negócio surgem naturalmente. E há outras que são levadas a empreender no decurso de situações específicas da vida.

Fatores como querer trabalhar por conta própria ou encontrar-se desempregado, por exemplo, são algumas circunstâncias que incentivam o desenvolvimento de novos projetos. Mas também há aqueles que agarram oportunidades inesperadas, saindo das suas áreas profissionais para desenvolver o seu próprio negócio.

O ponto de partida para a criação de um novo projeto

Nas últimas décadas, os setores público e privado têm investido em programas de promoção do empreendedorismo. Há uma forte aposta na capacitação de novos empreendedores, estimulando o surgimento de ideias de negócio inovadoras.

Os incentivos provenientes de fundos comunitários, nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030, têm acelerado o denominado ecossistema empresarial, alavancando novas ideias de empreendedorismo.

Ao mesmo tempo, a redução do processo burocrático na criação de novos negócios veio facilitar esta dinâmica empreendedora, sobretudo através das plataformas online.

Atualmente, é possível criar uma empresa pela internet, assim como elaborar um plano de negócios a partir das várias ferramentas que se encontram na web. Por conseguinte, colocar em prática uma ideia de empreendedorismo é, atualmente, um processo mais simples e seguro.

Outra possibilidade à qual muitos recorrem, e que dá maiores garantias de sucesso, é aliar-se a uma empresa já estabelecida no mercado, através de regimes semelhantes ao franchising. Neste caso, o acesso a recursos e know-how é mais facilitado.

Passos para avançar com a sua ideia de empreendedorismo

Se tem uma ideia de empreendedorismo e está determinado a avançar, olhe em frente e ganhe coragem! Contudo, existem alguns passos para refletir sobre o seu perfil de empreendedor:

  • Faça uma avaliação das suas competências pessoais e avalie quais as que se destacam. Verifique em que medida estas são uma mais-valia naquilo que pretende desenvolver;
  • Avalie se a sua formação profissional/académica é relevante para o que quer desenvolver;
  • Garanta que tem bom conhecimento sobre o setor de atividade da sua ideia de empreendedorismo;
  • Analise o risco inerente à sua ideia de empreendedorismo, pesando o investimento necessário e os possíveis impactos que terá na sua vida pessoal;
  • Faça uma boa seleção dos seus parceiros, bem como dos recursos e das fontes de financiamento de que irá precisar.

A partir desta reflexão, poderá avaliar o seu perfil de empreendedor, assinalando os pontos fortes e fracos. Este trabalho é fundamental!

4 Setores com potencial para desenvolver uma ideia de empreendedorismo

Para alcançar o sucesso, uma ideia de empreendedorismo deve ser muito bem estruturada. Há setores de negócio com grande potencial, nos quais uma proposta inovadora pode resultar em enormes ganhos.

De seguida, destacamos quatro áreas que podem dar ótimas oportunidades.

  1. Setor tecnológico

Se tem competências no âmbito das TIC e pretende avançar com uma ideia de empreendedorismo, saiba que este é um setor em crescimento. Há diferentes linhas de financiamento para projetos inovadores.

A programação, no desenvolvimento de sites, plataformas online e app’s, é um serviço bastante procurado. A inteligência artificial, assim como a investigação, são também áreas com excelentes perspetivas de sucesso.

2. Economia do mar

A economia do mar é um setor privilegiado no nosso país. É uma área fértil para o desenvolvimento de ideias de empreendedorismo, havendo fundos disponíveis para novos projetos.

O turismo, através de embarcações de recreio e atividades náuticas, ou a investigação científica e a tecnologia marítima, nomeadamente o desenvolvimento de soluções sustentáveis, oferecem excelentes oportunidades de negócio.

3. E-commerce

Se tem uma ideia de empreendedorismo para um produto ou serviço comercializável através dos canais digitais, as plataformas de e-commerce são atualmente um setor em forte crescimento.

Perspetiva-se que, dentro de alguns anos, a maioria do comércio seja realizado neste sistema.

4. Setor dos seguros

O ramo dos seguros continuará a ser uma boa aposta para o investimento e início de um negócio. É um setor que tem um forte impacto na economia portuguesa, beneficiando da sua estabilidade e da forte procura dos clientes.

Desse modo, se tem um perfil que se enquadra no ramo dos serviços e no apoio ao cliente, a mediação de seguros é uma ótima oportunidade para se estabelecer.

Faça download gratuito do ebook 5 razões para investir no ramo de seguros e encontre informação credível e independente que o ajudará a conhecer melhor o mercado segurador e o seu potencial de crescimento.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.