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Mediação de seguros: 6 Desafios para enfrentar em 2024

A mediação de seguros é uma área extremamente competitiva. Integra um setor dinâmico e importante na economia, sendo, desde há muitos anos, uma atividade com bastante prestígio.

O mercado dos seguros evolui rapidamente, com oferta de novos produtos e com uma redefinição constante de metodologias e ferramentas de trabalho. Nesse sentido, o setor da mediação de seguros necessita de profissionais qualificados, com soft skills abrangentes que respondam às exigências do negócio.

Acompanhar o desenvolvimento do mercado implica estar a par e enfrentar alguns desafios que enumeramos de seguida.

6 Desafios que a mediação de seguros enfrenta em 2024

1. Desenvolvimento tecnológico e novas formas de trabalhar

A rápida evolução das novas tecnologias implica que as diferentes áreas de negócio estejam em constante atualização. A mediação de seguros não é exceção e, por isso, para estar preparada para os desafios do setor, deve atualizar as ferramentas de trabalho usadas, não só no backoffice, mas também na interação com o cliente.

A contratação de seguros por via digital é um exemplo bem elucidativo da evolução tecnológica a que nenhum mediador de seguros pode ficar indiferente.

2. Proteção de dados e cibersegurança

No seguimento do ponto anterior, é extremamente importante adotar procedimentos para garantir a proteção dos dados pessoais dos clientes.

A contratação de seguros implica a recolha de dados confidenciais, que têm de ser protegidos pelas entidades mediadoras e seguradoras. Uma estratégia bem definida neste campo, com ferramentas tecnológicas e procedimentos atualizados, pode evitar incidentes graves de fuga de informação.

Não se esqueça de que gerar confiança na sua carteira de clientes é essencial para celebrar mais e melhores negócios!

3. Crise económica e social

Atualmente, o mundo atravessa uma crise socioeconómica. Este problema global tem afetado seriamente a carteira dos portugueses, que muitas vezes optam por cortar em despesas que consideram não essenciais.

Para reorganizar o orçamento familiar, muitas pessoas acabam por dispensar alguns dos seus seguros, o que compromete a sua segurança e a (pouca) estabilidade financeira em caso de incidente.

Tendo em conta esta realidade, é importante que a mediação de seguros esteja consciente das dificuldades económicas que as pessoas possam sentir, sensibilizando cada cliente e procurando soluções à sua medida.

4. Concorrência crescente no setor

Estar atento à concorrência dentro do setor é outro dos desafios que se impõe à mediação de seguros.

Sendo uma área extremamente dinâmica, é natural o surgimento de novos concorrentes nacionais e internacionais.

Um mediador de seguros bem-sucedido tem de estar atento às inovações que vão surgindo e acompanhar essa evolução.

5. Variedade crescente de produtos

Nos dias que correm, há uma variedade muito grande de produtos no ramo dos seguros. Um mediador que queira responder às necessidades de todos os clientes tem de ser abrangente nesta área.

É certo que nenhuma seguradora oferece a melhor solução em todos os tipos de seguros. Por isso, é muitíssimo vantajoso estabelecer parceria com diferentes seguradoras. Isto possibilitará o acesso a uma oferta mais abrangente, com condições mais vantajosas tanto para cliente como para o seu negócio.

Para prestar um serviço de excelência, o profissional de mediação de seguros deve ainda conhecer genericamente todos os tipos de seguro comercializados no país e estar preparado para esclarecer o cliente sempre que surgem dúvidas.

Saiba mais: Mediador de seguros: Porquê trabalhar com várias seguradoras?

6. Comunicação com o cliente

Manter uma comunicação próxima com o cliente ou potencial cliente é determinante para o sucesso do negócio. Nesse sentido, deve apostar numa linguagem clara e transparente, usando os diferentes meios à disposição (sejam físicos ou digitais).

Na era que vivemos, somos constantemente inundados por conteúdo e a informação está cada vez mais acessível. Contudo, nem sempre o cliente é capaz de discernir qual a melhor opção da si, tendo em conta a complexidade dos produtos e das coberturas existentes.

O papel do profissional de mediação de seguros é precisamente olhar para cada cliente individualmente e saber aconselhá-lo sobre as suas necessidades particulares.

Se deseja ser um mediador de seguros bem-sucedido, com uma carteira de clientes crescente, temos um ebook para si! Faça download gratuito e descubra 5 segredos para triunfar neste setor de atividade.

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