O mediador de seguros, tal como o próprio nome indica, é um profissional especializado que trabalha com várias seguradoras. Os clientes recorrem a este especialista quando querem contratar um produto nesta área. É ele quem os guia até à solução que melhor responde às suas necessidades.
Sabemos que contratar um seguro – seja ele vida, saúde, multirriscos, automóvel, etc. – nem sempre é um processo básico, rápido e simples. Quem o procura fá-lo por diferentes motivos como, por exemplo, a necessidade de obter proteção de saúde e/ou bens, para si ou para os seus. É aqui que o mediador de seguros é uma mais-valia. Devido ao seu conhecimento e experiência no ramo, este vai:
- Decifrar o pedido do cliente;
- Avaliar as reais necessidades;
- Encontrar a oferta mais ajustada pelo valor mais competitivo.
Trabalhar como mediador de seguros é ajudar a solucionar os problemas de clientes particulares ou empresas. Continue a ler o artigo e descubra mais sobre esta atividade!
O que é um mediador de seguros?
Como mencionado anteriormente, o mediador de seguros é um dos profissionais que trabalha no ramo dos seguros. Pode fazê-lo de forma independente ou como parceiro de uma rede (como é o caso de quem abre uma loja com a DS SEGUROS).
O mediador simboliza uma ponte entre o cliente e as seguradoras. Com base na informação recolhida, este profissional realiza uma análise de objetivos e de riscos, faz uma avaliação dos produtos de várias seguradoras e apresenta diferentes propostas relevantes para cada caso.
O seu elevado conhecimento na área permite-lhe oferecer aconselhamento personalizado, independente, altamente especializado e apresentar a solução que vai ao encontro das expectativas de quem o procura.
Optar por esta profissão é escolher uma carreira de longo prazo, dado que este setor está em permanente expansão e é requisitado por um número crescente de clientes, em diferentes etapas da vida.
São várias as vantagens de trabalhar como mediador de seguros, entre as mais relevantes podemos destacar:
- Autonomia para gerir a sua agenda;
- Liberdade para definir os seus próprios objetivos;
- Reconhecimento social.
Quais os requisitos para entrar nesta área?
Qualquer pessoa pode, a dada altura da sua vida, enveredar por esta atividade. Não é necessário nenhuma formação superior ou experiência anterior. Porém, podemos apontar algumas características comuns num mediador de seguros de sucesso.
- Proativo e ambicioso no seu trabalho. Ouve o seu cliente com atenção e acredita que dar o melhor acompanhamento possível não é um extra, mas uma missão.
- Paciente e dedicado, sabe que os obstáculos surgem diariamente e não desiste à primeira dificuldade. Quando tem uma dúvida ou questão, não descansa até ter a resposta, seja em contexto de trabalho ou de conhecimento técnico.
- É um profissional que gosta de aprender e compreende a importância da formação no seu futuro. Sabe que a mudança é uma constante e que deve procurar as ferramentas certas para conseguir adaptar-se e diferenciar-se dos seus pares.
Como é o dia a dia de um mediador de seguros?
A agenda do mediador de seguros pode ser bastante preenchida. A sua lista de tarefas vai muito para além do atendimento ao cliente, já que há um trabalho anterior e posterior a ser realizado.
Apesar de as vendas serem o objetivo e a fonte do rendimento deste profissional, existem outras tarefas cruciais para o negócio prosperar. A estas devem ser alocadas tempo e dedicação. Por exemplo:
- Angariação de novos clientes;
- Gestão da carteira dos clientes atuais, já que é mais eficiente trabalhar para reter um cliente do que estar constantemente à procura de novos;
- Networking com profissionais ou promoção dos serviços prestados nos meios digitais ou tradicionais;
- Acompanhamento das novas tendências do mercado e atualização dos conhecimentos técnicos.
Resiliente e em expansão, o ramo dos seguros é uma aposta para quem quer investir num projeto desafiante. Trabalhar como mediador de seguros é saber que todos os dias são diferentes e que, ao longo do percurso, se aprende e cresce enquanto pessoa e profissional. É ser a referência do setor na sua vila ou cidade.
A DS SEGUROS é uma rede nacional que oferece todo o apoio a quem quer entrar nesta área de atividade. Com um baixo investimento é possível abrir o seu negócio próprio com o acompanhamento e a formação necessários para vingar no mercado. Está pronto para o desafio?
Add a Comment