seguros para empresas

Seguros para empresas: O que deve saber sobre o multirriscos?

Se procura seguros para empresas, o multirriscos é uma opção que deve considerar, porque engloba um conjunto de soluções que protegem os imóveis, equipamentos e responsabilidades do seu negócio.

As coberturas do seguro multirriscos comercial variam de acordo com os setores de atividade e permitem que as empresas possam continuar o seu normal funcionamento em caso de sinistro.

Este tipo de seguro para empresas garante a proteção em caso de incêndio, danos por inundações e tempestades, furtos, atos de vandalismo, quebras de vidros, danos em clientes ou avaria de equipamentos.

Garante ainda responsabilidade por terceiros, em caso de acidente no local, e oferece proteção jurídica e assistência ao estabelecimento. No caso das indústrias, geralmente o seguro cobre também a combustão espontânea ou derrame acidental de líquidos.

Existem coberturas opcionais, como a responsabilidade ambiental, os fenómenos sísmicos e a responsabilidade civil de proprietário. Para alguns negócios, é importante a cobertura de perdas de lucros e rendas, prejuízos indiretos e transporte de mercadorias.

Qual a opção de seguro mais adequada ao seu negócio?

A possibilidade mais económica inclui a cobertura de riscos comuns, como incêndios e responsabilidade civil ou outras mais específicas. Se optar por uma apólice mais completa, terá garantias mais abrangentes, coberturas adicionais facultativas e capitais elevados, como riscos elétricos.

A escolha da modalidade é feita à medida de cada empresa e consoante a sua atividade. Existem franquias com valor fixo, para as empresas mais pequenas, e franquias em percentagem, para as empresas de maior dimensão.

O seguro multirriscos empresarial é obrigatório por lei?

Este não é um dos seguros para empresas legalmente exigido. No entanto, em vez de contratar várias apólices individualizadas obrigatórias por lei, como o seguro de responsabilidade civil, o multirriscos dá-lhe a possibilidade de simplificar e reunir uma diversidade de coberturas num só produto, para que poupe nos seguros da sua empresa.

Quais as principais obrigações do tomador do seguro?

O tomador do seguro multirriscos empresarial tem o dever de prestar toda a informação relevante sobre a empresa, para a correta avaliação do risco. Deve ainda efetuar sempre o pagamento do seguro no prazo estipulado e comunicar qualquer alteração das condições de risco durante o período contratual.

Em situação de sinistro, o segurado deve entrar em contacto com a seguradora, dentro do prazo estipulado no contrato (geralmente 8 dias), e descrever o sucedido, com detalhes sobre data, hora, circunstâncias e possíveis valores do prejuízo. É imprescindível colaborar no apuramento de causas e responsáveis e evitar o agravamento dos danos.

A modalidade de pagamento do prémio é decidida aquando da celebração do contrato. Pode ser feito anualmente ou de forma fracionada: mensal, trimestral ou semestral. Os prémios ou frações são sempre devidos antes da data do seu vencimento.

Que restrições de cobertura podem existir?

Existe um limite de capital seguro aplicável por cobertura. Em caso de sinistro, quando se verifique que o valor do capital seguro é inferior ao valor real dos bens, a seguradora assume os prejuízos nas devidas proporções. O restante fica a cargo do segurado.

Algumas coberturas oferecem um valor limite até ao qual o risco é garantido, independentemente do valor efetivo dos bens. Se existir uma franquia estabelecida, esse valor será deduzido no valor da indemnização.

Haverá restrição de cobertura, também, quando se verifique a existência de omissões ou inexatidões nas declarações de risco.

Porque deve privilegiar esta opção quando procura seguros para empresas?

Em suma, o multirriscos empresarial é um seguro vantajoso pois garante o imóvel e o respetivo recheio: as mercadorias, o mobiliário e as máquinas. Cobre as responsabilidades associadas à atividade de uma empresa e protege contra múltiplos riscos. Este seguro para empresas foi pensado para evitar a interrupção da atividade quando acontece algum acidente ou imprevisto.

Quer saber mais sobre este tipo de seguro dirigido aos negócios? Fale connosco e peça-nos uma simulação. Na DS SEGUROS trabalhamos com várias seguradoras nacionais e podemos ajudá-lo a encontrar a solução mais benéfica para a sua área de negócio.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.