Comparar seguros

Renegociar ou comparar seguros? Boas soluções de poupança!

Comparar seguros ou renegociá-los não deve ser feito apenas quando está insatisfeito. Um seguro não é algo estanque ou impossível de ser alterado até ao seu término. É, sim, um contrato que pode ser revisto e reavaliado para garantir as melhores condições ao seu beneficiário.

Analise a sua carteira de seguros

A proteção ao risco que os seguros oferecem é importante e essencial. No entanto, é inegável que um seguro muito abrangente pesa na sua carteira… e será que se justifica? A resposta a esta questão pode ser obtida através de uma análise ao seu seguro.

Se entender que está a pagar mais do que o esperado, pode optar por duas alternativas: renegociar o seu atual contrato ou, depois de comparar os seguros disponíveis no mercado, optar pela melhor oferta.

  • Renegociar o atual contrato pode ser uma abordagem mais direta e até mais rápida, dado que já é cliente da sua seguradora. Para fazê-lo, basta falar com o seu mediador, partilhar as suas preocupações e perceber se existe uma solução. Mediante o que lhe for proposto, pode aceitar ou, então, mudar de estratégia.
  • A segunda alternativa que sugerimos passa por comparar os seguros apresentados pelas diferentes marcas. Esta solução permite-lhe conhecer a oferta atual e perceber se o que paga justifica o que recebe em troca.

Apesar de a noção de valor ser subjetiva e depender da própria experiência do cliente, a mesma também se rege por fatores externos, como a concorrência. Questões como: “o que é que as outras seguradoras oferecem?” ou “a que preço?” devem ser colocadas e estudadas.

Após ter lido os parágrafos anteriores, pode ainda questionar-se sobre a importância das duas alternativas apresentadas. Mas, continue a ler o nosso artigo e descubra 3 motivos pelos quais deve sempre pensar em renegociar ou comparar seguros.

3 Motivos para renegociar ou comparar seguros

1. Cortar custos desnecessários

Se pretende poupar com o seu seguro é importante que faça um trabalho de análise da atual oferta. As soluções apresentadas pelas seguradoras estão em constante atualização, por isso é bem possível que, desde a contratação do seu seguro, tenham surgido alternativas mais atrativas.  

  • Perceber se tem coberturas de que não usufrui ou, então, coberturas em duplicado é um dos pontos a avaliar. Tal sucede quando temos vários seguros que cobrem o mesmo risco.
  • Renegociar as condições do seu contrato pode ser outra forma de baixar o valor que paga pela sua apólice. Alterar a frequência ou a forma como faz o pagamento pode jogar a seu favor. Além do pagamento anual poder ficar mais barato que o mensal, existem seguradoras que oferecem condições mais favoráveis a quem adota o sistema de débito direto.
  • Saber quais os seguros e coberturas obrigatórios e facultativos também pode ajudar. Como exposto pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), os seguros obrigatórios em Portugal variam mediante as circunstâncias e podem incluir desde o seguro de acidentes pessoais ou o de responsabilidade civil, por exemplo.
  • Outra sugestão para saber se tem o melhor seguro, é perceber se o valor que paga é superior à média do mercado. Pedir o apoio de um mediador como a DS SEGUROS vai ajudá-lo a perceber se o seguro que contratou é o mais vantajoso para si.

2. Ajustar o seguro às suas necessidades atuais

Tal como referido anteriormente, a análise é o ponto de partida. Só faz sentido pagar por um serviço que se adequa às suas necessidades atuais. Pagar por uma solução que não o assiste no momento em que necessita ou que tem coberturas das quais não usufrui pode não ser a escolha mais acertada.

Questionar-se sobre como a sua apólice cobre os riscos com que, efetivamente, convive é algo que deve ser feito. Por exemplo, se visita o dentista uma vez por ano, a cobertura de estomatologia pode não fazer sentido. No entanto, se requer tratamentos dentários frequentes, a situação é outra.

3. Agregar seguros

Sabia que pode agrupar todos os seus seguros (vida, automóvel, entre outros) na mesma seguradora? Aliás, muitas empresas acabam por oferecer preços especiais e descontos por “pacotes de seguros”. Este é um excelente motivo que o deve levar a renegociar ou a comparar os seus seguros.

O custo com os seguros representa uma fatia significativa do orçamento de muitas famílias. Comparar seguros e rever as suas condições é essencial para que pague por um serviço ajustado às suas reais necessidades.

Para tornar esta tarefa mais simples, fale com a DS SEGUROS. Consiga uma análise gratuita dos seus seguros e comece a poupar tempo e dinheiro!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.