dicas para empreendedores

7 Dicas para empreendedores terem sucesso nos seus negócios

Se está a pensar começar o seu negócio, estas dicas para empreendedores devem estar na sua lista de prioridades! 

O número de novos empreendedores não para de crescer. Nos dias de hoje, muitas pessoas aventuram-se a começar o seu negócio. No entanto, para assegurar o sucesso, é necessário que esteja bem orientado sobre como começar e como aperfeiçoar a sua atividade

Não é suficiente ter uma boa ideia de negócio. Abrir a própria empresa é um grande desafio. É importante que adote desde o início boas práticas para ultrapassar os obstáculos e saiba que tem uma estrutura que o apoia em caso de dificuldade. 

Trabalhar bem e investir em algumas áreas-chave é crucial nesta jornada. Por isso, reunimos sete dicas para empreendedores para ajudar a colocar a sua ideia em prática. 

Passe das ideias à ação com estas 7 dicas para empreendedores 

1. Escolher um segmento de mercado com potencial lucrativo 

De todas as dicas para empreendedores que lhe daremos, esta é aquela pela qual deve começar. Escolher o segmento de mercado é o passo nº 1 para o sucesso do seu negócio. 

Esta escolha pode surgir de um hobby ou de uma necessidade. No entanto, precisa de analisar se o seu interesse é partilhado por mais pessoas. Ou seja, se existe potencial para vingar no mercado. Apesar de ser importante gostar do seu negócio, tem de perceber se este promete ser lucrativo a longo prazo. 

2. Definir um planeamento estratégico para a sua empresa 

Ao ler as nossas dicas para empreendedores, vai perceber que uma das palavras-chave é planeamento. Este é essencial para abrir o seu negócio

Sem um bom planeamento estratégico, é pouco provável que tenha sucesso. Apesar de não eliminar os riscos do seu negócio, o planeamento vai certamente preparar e diminuir o tempo de resposta e adaptação. Aqui, pode detalhar: 

  • A sua estratégia para agregar valor aos seus clientes; 
  • As necessidades do seu negócio; 
  • Investimentos que precisam de ser feitos; 
  • Mapear pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades (análise SWOT). 

3. Conhecer o potencial cliente 

Conhecer o seu público-alvo é também um dos passos essenciais para o sucesso do seu negócio. Por isso, faça um estudo sobre quem é o potencial cliente do seu produto ou serviço. Inclua as necessidades do seu público-alvo, o seu perfil enquanto comprador e as suas preferências, experiências, entre outros. 

Isto vai ajudar a alinhar ações de marketing para tornar o seu negócio mais atrativo e chegar a potenciais clientes. 

4. Identificar os seus concorrentes 

Um empreendedor deve estar sempre a par de quem é a sua concorrência. Esta análise é fundamental para entender como é que se posiciona no mercado e como se pode diferenciar da mesma. 

Identificar os seus principais concorrentes serve para estar atualizado sobre as tendências do mercado, mas também a identificar lacunas (que podem revelar-se ótimas oportunidades). 

Esta análise pode ser também uma boa forma de conhecer o seu público-alvo e identificar potenciais clientes. 

5. Aliar-se aos parceiros certos 

Em qualquer fase do seu negócio, é importante que cada empreendedor compreenda os benefícios de escolher os parceiros certos. Da divulgação da sua marca à oferta de produtos complementares, as parcerias podem trazer-lhe muitos benefícios. 

Um bom trabalho de networking vai ajudá-lo a conhecer os parceiros certos: aqueles que farão com que o seu negócio seja conhecido por mais pessoas. 

6. Apostar numa estratégia de marketing e comunicação eficaz 

Estas dicas para empreendedores estariam incompletas se não lhe falássemos da importância de divulgar o seu negócio. Não apostar numa estratégia de marketing e comunicação está entre os erros mais comuns dos novos empreendedores. 

Deve começar por ter uma identidade visual bem definida, onde estão incluídos o logótipo e as cores da marca. É também preciso definir a sua estratégia de marketing e ações para comunicar de forma eficaz o seu negócio nos vários canais (tanto online como offline). 

Hoje em dia, o marketing digital é uma área fundamental para qualquer empreendedor ou marca. É necessário que invista na gestão de redes sociais, SEO, email marketing, entre outros. As ações de comunicação devem sempre ser adaptadas ao seu negócio e ao seu público-alvo.  

7. Manter as finanças da sua empresa organizadas 

Para concluir a nossa lista de dicas para empreendedores, temos que falar de finanças! 

A organização financeira é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Invista em aumentar a sua literacia financeira e certifique-se de que as suas contas estão sempre em dia. 

O controlo sobre as finanças da sua empresa pode dar-lhe informação sobre as despesas que estão a absorver a maior fatia do seu orçamento, as áreas em que pode poupar e aquelas em que deve investir, entre outras decisões fundamentais para que o seu negócio seja rentável (não apenas hoje, mas no longo prazo). 

Estas dicas para empreendedores que podem fazer a diferença no futuro da sua empresa, mas são a ponta do iceberg. Queremos ir mais longe e muni-lo de outras ferramentas para vingar no mundo dos negócios. 

Criámos um ebook com 7 passos para que o seu negócio possa triunfar. Faça o download gratuito e comece já a planear o seu futuro profissional por conta própria! 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.