negócio próprio

6 Razões para iniciar um negócio próprio em 2024 

Se iniciar um negócio próprio é um projeto que tem vindo a adiar, saiba que em Portugal existe uma tendência de crescimento no surgimento de novas empresas. Apesar do contexto económico incerto, em grande parte devido ao ambiente externo, a dinâmica empresarial portuguesa tem apresentado sinais positivos. 

O ano 2019 registou o maior número de novas empresas, seguido de 2022. Tudo indica que 2023 foi o ano em que mais negócios foram criados, de acordo com os dados do Barómetro Informa, que analisa o tecido empresarial português. 

Por outro lado, o número de encerramentos tem vindo a diminuir nos últimos anos, com exceção de 2020, devido à situação pandémica. 

Os indicadores para iniciar um negócio próprio são animadores para o ano 2024. Conheça, a seguir, alguns fatores que contribuirão para a atividade empreendedora

Gostava de iniciar um negócio próprio? Damos-lhe 6 motivos para avançar 

Portugal incentiva o empreendedorismo. Existe um conjunto de estruturas e dinâmicas que apoiam aqueles que pretendem iniciar um negócio próprio. De seguida, mostramos-lhe 6 razões para iniciar o seu projeto neste novo ano. 

1. Incentivos governamentais 

Nos últimos anos, os governos tem implementado uma série de políticas para beneficiar a dinâmica empresarial, incluindo a criação de novas empresas. Existem programas de apoio que ajudam os empreendedores a lançar o seu próprio negócio. Por exemplo, através do Portugal 2020 e Portugal 2030, há financiamentos direcionados para a criação do próprio emprego ou que se dirigem a setores económicos específicos. 

2. Apoio à internacionalização 

Além dos incentivos governamentais para a criação de negócios próprios, existem também incentivos à internacionalização das empresas

O país tem uma localização geográfica que facilita a ligação aos mercados sul-americano, africano e europeu, sendo um fator crucial para impulsionar o crescimento de um negócio além-fronteiras. Ao mesmo tempo, existem programas que facilitam essa internacionalização, acompanhando e promovendo todo o processo. 

3. Digitalização e estruturas tecnológicas 

Portugal é reconhecido como um país na vanguarda da inovação tecnológica, contando com infraestruturas tecnológicas de última geração. A transição digital é um fator extremamente importante no desenvolvimento empresarial e económico. 

O investimento na inovação depende em grande medida de uma estrutura tecnológica avançada, que permita a operacionalização de negócios modernos e que crie oportunidades para as empresas inovarem. 

4. Setores económicos em ascensão 

Alguns setores económicos em Portugal têm apresentado uma tendência de crescimento nos últimos anos e podem ser boas opções para iniciar um negócio próprio em 2024. 

Os setores tecnológico, de investigação e desenvolvimento, imobiliário, seguros, turismo e e-commerce têm evidenciado um crescimento sustentado, sendo potenciais apostas para este ano. 

5. Inteligência artificial como ferramenta de apoio 

Com o desenvolvimento tecnológico, surgem várias ferramentas úteis e acessíveis a qualquer utilizador. Atualmente, a Inteligência Artificial tem trazido muitos benefícios em várias dimensões do dia a dia. 

Para quem está a criar um negócio próprio, pode representar um aliado no aperfeiçoamento da ideia empreendedora, apoiar nas questões de contabilidade, criação de documentos específicos, entre outros. 

6. Flexibilidade do local de trabalho 

Uma das boas consequências do pós-pandemia foi a flexibilização do trabalho. O trabalho à distância é uma opção que se tem disseminado por vários setores de atividade. Em certas áreas, esta flexibilidade é uma grande mais-valia para gerir um negócio próprio

Com as ferramentas e as estruturas tecnológicas disponíveis, é possível trabalhar em qualquer local, tornando a gestão da sua empresa mais eficiente

Se 2024 é o ano em que vai iniciar o seu negócio próprio, faça download do nosso ebook, onde lhe apresentamos 7 passos para um projeto vencedor! 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.